*William Meira fez uma justa homenagem a primeira Mulher vereadora de Coxim “Celina Moreira Lopes”*

O presidente da Câmara, vereador Wiliam Meira encerra a semana em homenagem ao dia 08 de março onde é comemorado dia Internacional da Mulher, apesar de que as comemorações devem continuar até o final do mês de março.

O vereador William Meira, teve a feliz escolha em homenagear a primeira vereadora de Coxim a Mulher Celina Moreira Lopes.

A senhora Celina, além de ser a primeira vereadora mulher, teve uma participação efetiva na sociedade coxinense.

William Meira também agradeceu a todos os envolvidos para a realização da 1ª Sessão itinerante da Casa de Leis, em especial a equipe de servidores da Câmara Municipal que com parcerias realizaram uma das cerimonias mais bonita e organizada já realizadas pela Câmara de vereadores. Uma grande festa, onde o público presente ficou estampado de alegria e admirações pelas homenageadas escolhidas e também pelo brilho que foi a cerimonia.

Segundo William, a participação da equipe da Secretaria de Assistência Social da prefeitura foi fundamental, deixando as mulheres mais bonitas, proporcionando cortes de cabelos, unhas pintadas e ainda uma massagem sensacional a todas as mulheres que procuraram a tenda da equipe do SEMCAS. Agradeceu também a participação do 47º BI por fornecer agua gelada a todo o público presente e ainda a Policia Militar por dar segurança ao evento.

Celina Moreira Lopes- Professora, política e comerciante. Nasceu em Coxim, no dia 06 de novembro de 1942. Filha de Brás Moreira Lopes e Valentina Victal Lopes.

Celina vem de uma família de três irmãos. Fez o curso primário no Grupo Escolar Dr. João Ponce de Arruda, onde já foi sede do Fórum municipal. Em 1959 viajou o estado em busca de educação, retornando à Coxim em 1964 onde terminou o Curso Ginasial no Colégio Batista, época essa, em que foi presidente do Grêmio Estudantil por dois anos. Fez o Curso de Técnico em Contabilidade no Colégio Herculano Pena, e, prosseguindo seus estudos, fez Magistério na Escola Sílvio Ferreira. Exerceu a função de Secretária do Colégio Herculano Pena, por dois anos.

Dinâmica, corajosa e obstinada, em 1972, concorreu a uma vaga de Vereadora na Câmara Municipal de Coxim, pelo Partido da Arena, sendo eleita para o mandato, tomando posse no dia 31 de janeiro de 1973, tornando-se assim, a primeira mulher eleita vereadora em toda a história do legislativo municipal. Atuando como legisladora exerceu o cargo de Primeira-Secretária e também participou das Comissões Permanentes do município. Celina teve uma atuação ímpar para o desenvolvimento da região norte do estado, tendo posição decisiva na votação da lei que instituiu a criação do município de Alcinópolis no ano de 1975. Vale ressaltar, que apesar dos processos eleitorais, o cargo de vereador não possuía remuneração a época, fato que exigiu com que Celina mantivesse suas atividades profissionais em paralelo ao mandato.

No decorrer de sua carreira ocupou vários cargos, na Diretoria Social do Clube Esportivo Coxinense. Lecionou na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, onde tem lembrança de ensinar a vários ícones da atual sociedade coxinense.

Celina tem apenas uma filha “de coração”, como ela mesma cita, Aline Moreira Lopes é servidora da Câmara Municipal de Coxim desde 1995. Mostrando que o amor por servir a população coxinense é passado através das gerações.

Celina nos mostra a força e a garra de uma legítima mulher coxinense, trabalhando e servindo nossa cidade por quase toda a vida, mostrando a todos a ascensão ao poder que todas as mulheres merecem.

Print Friendly, PDF & Email