*Vereador Zanon Lamunier vai homenagear a primeira coxinense do Povo Guató do Pantanal MS em Destaque pela Escola de Samba X9 no Sambódromo de Anhembi SP*

Na manhã desta segunda-feira (25), o vereador Zanon Lamunier usou a Tribuna para pedir a Mesa Diretora para homenagear a jovem Gleycielli Nonato que foi destaque da Escola de Samba X9 Paulistana no Carnaval 2022.

Em um Carnaval atemporal de 2022, tivemos a grandiosidade de termos uma representante dos Povos Originários do Pantanal, moradora de Coxim, no Sambódromo de Anhembi.

Gleycielli Nonato, escritora, comunicadora e originária do Povo Guató do Pantanal MS, foi recebida em São Paulo com o local destaque pela escola de Samba X9 Paulistana.
Esse ano a Escola X9 Paulistana entrou no Sambódromo com um enredo indigenista, dando voz e visibilidade para a luta dos indígenas do Brasil.
Gleycielli Nonato ocupou o destaque da segunda alegoria,  que mostrava a cura do planeta pelas tradições indígenas, e a força das Mulheres originárias.

O vereador Zanon Lamunier explica que “A nossa artista coxinense Gleycielli, foi encontrada pelo Instagram, pela Juma coordenadora da Embaixada Encontro do Povos, que foi a  facilitadora e responsável pelos indígenas junto a X9 Paulistana”.

Juma fez uma pesquisa sobre representatividade de povos que estavam e luta pela re-existencia, encontrou o Povo Guató,  povo nômade do Pantanal,  que se caracteriza por não se organizarem em aldeias e sim em famílias nucleares,  com o seu artesanato em fibra de Aguapé,  e seus engenhos em Canoas de um pau só sobre as águas do Pantanal.

Um povo que já foi considerado extinto após a invasão do gado no Pantanal,  e que muitos se viram obrigados a trabalhar em fazendas que antes eram as suas terras sagradas.

Assim como a família de Gleycielli Nonato, uma família tradicionalmente pantaneira e originária.

O povo Guató teve que se readaptar,  se reorganizar e lutar muito para ter o direito de existir.

Em suas pesquisa , Juma conheceu a artista coxinense Gleycielli Nonato,  e viu em suas redes sociais o trabalho que ela faz para não deixar esquecer quem são os verdadeiros pantaneiros, e o quanto a luta dos indígenas de Mato Grosso do Sul precisa ser enfatizada.

Juma ao ler os seus livros,  assistiu a suas palestras e ouviu suas histórias sobre Taquari e Pantanal e ali escolheu o seu destaque para o desfile.

A Roupa que foi usada pela coxinense foi carregada de representatividade.

A Escola X9 Paulistana disse que providenciariam a roupa se caso ela precisasse, mas Gleycielli preferiu vestir a tradição e ancestralidade que só quem é das bandas de cá, sabe fazer.

A veste, o cocar, braceletes, tornozelos e ombreiras foram todos confeccionados pela anciã artesã Catarina Guató, trançado na fibra de Aguapé colhida nas águas da aldeia do Povo Guató, com todo o significado ancestral trançado junto a fibra.

A decoração da veste foi em cascas de árvores do cerrado, sementes de pau-brasil e pedras do fundo do Córrego Fortaleza,  remetendo ao amor que Gleycielli tem por Coxim. Sua pintura remete a onça pintada,  maior símbolo de feminilidade do Pantanal, a onça representa a beleza, a força, maternidade e território para o Povo Guató; Já os brincos e colar usado para o desfile foram feito pelas artesãs da ARPEIXE de Coxim, para mostrar o talento de nossos artistas.

Gleycielli Nonato falou junto a Escola sobre as belezas naturais do Pantanal e de sua cidade, encantaram com contos, lendas e poesias, mas também disse as dificuldades dos indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul.

A artista não perdeu a oportunidade de falar sobre a cultura do povo Guató, de dizer o quanto o rio Taquari e lindo e de cantar a músicas daqui. Representou nossa cidade, nosso estado e seu povo Guató do Pantanal com inteligência, beleza e paixão.

Em uma entrevista dada a emissora local de São Paulo, Gleycielli Nonato enfatizou a importância da valorização cultural e do incentivo às tradições regionais, e ainda avisou que seu próximo  livro intitulado GUADAKAN-O PANTANAL É MULHER, já está saindo do forno, e logo, logo estará nas mãos dos leitores.
Além dessa entrevista,  e das conversas com a comunidade da escola,  Gleycielli Nonato seguiu uma agenda programada para ela, onde em todas, brilhou o carisma e força da mulher pantaneira coxinense.

Desta forma, o vereador Zanon Lamunier vai fazer uma justa homenagem com o Titulo “Moção de Congratulação”, possivelmente na próxima sessão da Câmara Municipal.

Print Friendly, PDF & Email