Vereador Vilmar participou junto aos pescadores de Coxim que pedem suspensão de 120 dias em lei que muda regras nos rios em Audiência Pública

O vereador Vilmar Vendruscolo participou nesta quinta-feira (21) do debate na Assembléia Legislativa, totalmente lotada de empresários da rede hoteleiras, pescadores e vereadores de todo o estado que se dizem afetados com novas regras.

Pescadores profissionais de Mato Grosso do Sul tentam convencer o governo do Estado a suspender, por 120 dias, os efeitos da legislação que estabeleceu novas regras para a atividade no Estado e que estipula, a partir do ano que vem, a instituição da “cota zero” para pescadores amadores e desportistas. O pedido foi apresentado nesta quinta-feira (21), durante audiência pública na Assembleia Legislativa que trata da instituição da “cota zero” a partir de 2020.

Pescadores que usaram a palavra na audiência alegam que o Estado baixou o decreto sem abrir discussão com a categoria e a medida também atingiu os pescadores artesanais.

O Pescador de Coxim Armindo Batista dos Santos disse que “Em Mato Grosso, o ex-governador Sinval Martins aprovou uma lei parecida que foi derrubada”, afirmou, considerando “não tem como aceitar um decreto desse e deixar os pescadores na mão”.

Já o deputado estadual Cabo Almi (PT) autor da Audiência Pública afirma que, ao final dos debates, espera remeter ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) um decreto que suspenda os efeitos do decreto por 120 dias “até que cheguemos a um consenso”.

Representando o Governo do Estado, Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), comentou que o decreto não foi planejado ‘da noite para o dia’, pois desde 2015, o governo tem estudado a Cota Zero.

O vereador Vilmar, contou que a cidade de Coxim já está sentindo o impacto do decreto que se quer entrou em vigor. Segundo ele, o turista sabendo que só poderá pescar 5 kg de peixes, o turista não irá às cidades e, sem turista, pescadores não conseguirão vender.

Uma pescadora disse também compartilha da mesma ideia. De acordo com a moradora, os peixes melhores para as vendas são os maiores. “Os peixes menores não têm muito valor. Se eu pescar e largar o peixe machucado, as piranhas vão comer e eles vão morrer de qualquer jeito”, concluiu.

Print Friendly, PDF & Email