Verão começa hoje e previsão é de chuvas e mudanças nas temperaturas

Até granizo deve dar as caras na estação, que vai ate março

NATALIA YAHN

A estação mais quente do ano, o verão, começa nesta sexta-feira (21) às 19h22 (horário de Mato Grosso do Sul), com previsão de temperaturas sempre elevadas e chuvas mais frequentes do que na primavera, além de mudanças rápidas nas condições do tempo.

A coordenadora técnica do Centro de Monitoramento do Tempo do Estado (Cemtec-MS), Franciane Rodrigues, explica que ao longo da estação – que termina no dia 20 de março de 2019 -, chuvas fortes poderão ocorrer. “Assim como quedas de granizo, ventos com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente na região Centro-Oeste do País”.

Boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que os modelos climáticos gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia indicam a probabilidade superior a 96% que o El Ninõ se desenvolva durante o verão 2019. Caso haja confirmação deste fenômeno oceânico-atmosférico, os modelos mostram que a atuação será de baixa ou moderada intensidade.

Ainda segundo o instituto, o prognóstico climático do verão para Mato Grosso do Sul estima temperaturas acima da média no próximo trimestre e com alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro e acima da média em grande parte do Estado. A exceção será a região sul, em que as chuvas poderão fechar o trimestre com acumulado mais próximo à média ou ligeiramente abaixo do esperado.

Amanhã, primeiro dia oficial do verão, poderá ser de céu parcialmente nublado e com pancadas de chuvas isoladas, especialmente na região sul do Estado. O calor e a umidade favorecerão a formação de áreas de instabilidades ao longo do sábado (22) e há estimativas para chuvas em todas as áreas, especialmente nas regiões pantaneira e sul em que há possibilidade de chuva forte.

Durante o domingo (23), há previsão de sol entre muitas nuvens com possibilidade de chuva acompanhada de trovoadas. As regiões central, sul e leste de Mato Grosso do Sul poderão ter chuva de moderada a forte intensidade em pontos isolados. As temperaturas permanecerão elevadas durante o fim de semana, as estimativas no estado Estado têm variação em torno de 20 °C a 39 °C e na capital entre 23 °C a 35 °C. (Com Cemtec)

Print Friendly, PDF & Email