Tucanos avançam sobre o MDB e PSD

Pré-candidatura de Eduardo Riedel busca apoio nas legendas de André Puccinelli e Marquinhos Trad

Celso Bejarano, Eduardo Miranda

O PSDB, que tem o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel como pré-candidato, tem avançado nas últimas semanas sobre integrantes de partidos que também têm pré-candidatos lançados para o governo do Estado em 2022.

Na última semana, Riedel começou a semana recebendo apoio explícito do único deputado do PSD na Assembleia Legislativa, Londres Machado e encerrou em um encontro em que o vereador Coringa (PSD), da base do pré-candidato ao governo e prefeito de Marquinhos Trad, rasgou elogios ao pré-candidato do PSDB.

Na mesma semana, Eduardo Riedel teve uma encontro pra lá de amistoso com o ex-governador e pré-candidato do MDB ao governo, André Puccinelli.

Apesar das diferenças de Puccinelli com alguns tucanos, Puccinelli sempre manteve um bom relacionamento com Riedel.

Na semana que passou, os dois partidos ficaram ainda mais próximos: o deputado estadual Eduardo Rocha assumiu a secretaria de Governo, abriu espaço para a posse do ex-prefeito de Corumbá no Poder Legislativo.

Duarte e Rocha, neste momento, estão mais próximos de apoiar uma eventual candidatura de Riedel ao governo, do que necessariamente a de Puccinelli. O ex-governador, diga-se de passagem, ainda não abandonou seu plano B, de candidatar-se a deputado federal, e garantir bancada para o MDB e, de quebra, foro privilegiado para os processos que responde na Justiça.

W.O.

A técnica tucana de articular com os partidos adversário e ganhar a eleição por W.O (que na sigla em inglês significa sem enfrentar o oponente) também tem sido notada em encontros com outros políticos.

Riedel tem cumprido uma intensa agenda ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. De outubro para cá, os dois já se reuniram ao menos cinco vezes.

Pelo apurado pelo Correio do Estado, Riedel deve concorrer na mesma chapa que a priorizada pela ministra, que é do DEM e estaria cotada a disputar a vaga para o Senado.

Simone Tebet, do MDB, dona do mandato até janeiro, ao que tudo indica não vai concorrer à reeleição por ter sido escolhida por seu partido a candidata à Presidência da República.

Restaria como adversário da ministra o ex-juiz federal Odilon de Oliveira, que já anunciou interesse em disputar o Senado pelo PSD.

Rumores indicam também que Riedel falou semana passada até o prefeito Marquinhos, contudo, a informação foi confirmada pela reportagem que ouviu políticos próximos aos dois pré-candidatos.

CURIOSIDADE

Outra curiosidade apontando possíveis alianças foi reparada na sexta-feira, 3, na cerimônia de posse do deputado estadual Paulo Duarte, do MDB, que assumiu vaga no parlamento estadual pela terceira vez.

O evento era participado pelos pré-candidatos Riedel e Puccinelli. Depois de breve discurso, Duarte foi sentar ao lado do tucano Riedel.

No mesmo evento, Riedel também conversou com ex-governador.

Ainda na sexta-feira, o deputado estadual emedebista Eduardo Rocha, licenciou-se da Assembleia Legislativa para assumir uma secretária do governo Reinaldo Azambuja.

Rocha vai cuidar de tarefas políticas, como a de melhorar a relação do governo com os municípios e as organizações da sociedade.

INTERIOR

Outra notícia que expõe manobras tucanas com o proprósito de atrair os “inimigos”: três prefeitos do interior de MS, do PSD, anunciaram a intenção de trocar a sigla pelo PSD.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, do Podemos, também anunciou vontade de trocar de partido pelo o PSDB, sua ex-sigla.

Print Friendly, PDF & Email