Serviço Família Acolhedora de Coxim está com inscrições abertas

O Serviço de Acolhimento Familiar (Família Acolhedora), executado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), com apoio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Poder Judiciário, por meio da Vara da Infância e Juventude, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) continua com inscrições abertas para receber novas famílias interessadas no serviço de acolhimento.

 

Trata-se de um serviço de acolhimento provisório que cadastra e capacita as famílias interessadas a acolher, temporariamente, crianças e adolescentes com seus direitos violados.

 

A assistente social Irene Fidélis, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar em Coxim, explica que 26% dos municípios de Mato Grosso do Sul, ou seja 1/4, já investem em acolhimento familiar: “É mais uma ação de efetivar a política de proteção à criança e ao adolescente em situação de risco, que necessitam ser afastada do seio familiar em caráter provisório e excepcional, tendo como princípio importância da preservação dos vínculos familiares”.

 

“Já alcançamos êxito com essa modalidade de acolhimento, restaurando vínculos familiares e o desenvolvimento peculiar de crianças e adolescente. A prática que estamos construindo não depende única e exclusivamente do trabalho da alta complexidade mas, de um todo, de toda a rede, e da compreensão e sensibilidade das pessoas envolvidas nessa missão tão linda e importante. Contamos com as famílias coxinenses”, finaliza Irene.

 

As famílias interessadas podem agendar o cadastro na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

Fonte: Fabio Pellegrini

Print Friendly, PDF & Email