Senador Nelsinho Trad se reúne com ministro da Infraestrutura para tratar de investimentos em MS

Ministro garantiu ao senador Nelsinho a inclusão de recursos para implementação da Rota Bioceânica no Projeto de Lei Orçamentária para 2020

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, para tratar de investimentos em Mato Grosso do Sul. Como coordenador da bancada federal do Estado, o senador apresentou ao ministro na noite desta terça-feira (09), diversos projetos importantes que necessitam da liberação de recursos, como a adequação do trecho rodoviário que engloba a Rota Bioceânica, entre Bataguassu e Porto Murtinho na BR-262, a construção de um aeroporto em Dourados, pavimentação da BR-419 no trecho do entroncamento da BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso com entroncamento da BR-262, em Aquidauana, e o desassoreamento do Rio Taquari.

“Essa articulação é fundamental porque, além de apresentar os projetos, precisamos explicar qual a importância deles para o estado. Para a Rota Bioceânica, por exemplo, mostrei a necessidade de intervenção na BR-262 e o ministro me disse que o recurso virá no Projeto de Lei Orçamentária para 2020.  Os recursos para investimento na aviação regional do estado também devem sair”, explicou o senador.

Rota Bioaceânica

Desde antes de assumir o mandato de senador por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad assumiu o compromisso de fazer com que a Rota Bioceânica se torne uma realidade, porque reduzirá o tempo de viagem e o custo do transporte em até 40%, irá gerar emprego e renda, além do incremento do turismo em todo o seu trecho, que tem início no Porto de Santos, passa por Porto Murtinho e segue até o porto de Antofagasta no Chile. Brasil, Paraguai, Argentina e Chile serão beneficiados.

“A parte de infraestrutura que cabe ao Paraguai já está adiantada. A ponte sobre o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, será construída pela Itaipu Binacional, e da nossa parte em Mato Grosso do Sul, é necessário fazer os contornos, duplicações e travessias urbanas na BR-267”, completou o senador Nelsinho.

Aviação Regional

A construção de um terminal de passageiros em Dourados é considerada estratégica, além de ser parte integrante do Programa de Aviação Civil, porque atende uma região de cerca de 30 municípios.

O projeto prevê a execução de obras de ampliação e restauração da pista de pouso e decolagem, execução da nova pista de taxiway, pátio de aeronaves e faixas de preparação e de pista, implantação do estacionamento de veículos, vias de acesso, terraplanagem necessária as edificações e serviços complementares para a adequação de infraestrutura necessária para a operação do aeroporto, e projetos de obras complementares para o Aeroporto de Dourados. O valor previsto a ser destinado é de R$ 30 milhões em 2019.

Rio Taquari

O processo de assoreamento da Bacia do Rio Taquari teve início há 40 anos e inundou permanentemente mais de 1,3 milhão de hectare no Pantanal. Por isso, o senador Nelsinho Trad reforçou ao ministro Tarcísio a liberação de recursos para obras de manutenção do canal de navegação, alargamento de vãos, dragagens de manutenção e de aprofundamento, construção de barragens e terminais intermodais. Isso garante melhor navegabilidade, mais eficiência no transporte hidroviário, vai dar solução ao problema crônico de assoreamento que tem prejudicado o leito do rio, e a execução de ações para conservação do solo e recuperação de mata ciliar.

BR- 419

O senador Trad aproveitou também para relembrar da necessidade de pavimentação da BR-419, incluindo a construção de pontes, viadutos e túneis nos trechos do entroncamento BR-163, em Rio Verde de Mato Grosso, e entroncamento BR-262, em Aquidauana. Este projeto tem como objetivo a redução dos custos de transportes, a reconversão de áreas degradadas e a melhoria da competitividade da produção como um todo. Diretamente irá aliviar o tráfego da BR-163, ligando também o norte do Brasil com Porto Murtinho, importante polo de distribuição da produção. Haverá a execução de obras de construção de 33 pontes, 2 viadutos, 330 obras de drenagem (bueiros e galerias) além da pavimentação asfáltica de toda a extensão.

“Como a BR-419 tem recursos em contratos vigentes para as suas obras em 2019, a bancada federal autorizou a utilização de R$ 19 milhões para manutenção das estradas do estado”, contou o senador.

Larissa Almeida Cremer Teixeira

Assessora de Comunição

Print Friendly, PDF & Email