Semana inicia entre sol e chuva com temperaturas podendo chegar aos 42°C em MS

Conforme o Inmet, região Pantaneira registra a situação mais crítica; Capital marca 37°.

A segunda semana do ano inicia com calorão de até 42° C, onde a previsão será de sol e variação de nebulosidade. Típico do verão, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, principalmente no período da tarde, não estão descartadas em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo a previsão meteorológica pontualmente, podem ocorrer também chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento neste início de semana em diversos municípios. Tais instabilidades ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade, aquecimento diurno e atuação de uma área de baixa pressão atmosférica.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na segunda-feira (8), Campo Grande, terá mínima prevista de 23°C enquanto a máxima pode chegar aos 36°C. Até quarta-feira (10), as médias devem seguir em elevação podendo atingir os 37°C, enquanto a partir de quinta-feira (11), as temperaturas diminuem, porém, o calor não deve dar trégua e as temperaturas variam entre 30° C e 31° C de média.

Já na segunda maior cidade do Estado, a semana será de altas temperaturas, onde os termômetros devem chegar aos 39°C. O Inmet aponta para 24°C inicialmente e elevação no decorrer do dia, com registro de 37°C nos horários mais quentes. Na terça (9) e quarta-feira (10), o calor promete 39°C de máxima e no fim de semana trégua mínima na temperatura, com retorno a casa dos 35°C.

Vale destacar que para ambas as regiões, a probabilidade de presença de chuva não está descartada. Durante a noite ocorre aumento de nuvens e queda tímida nas temperaturas. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi apresentam mínimas de 23°C, com máximas de 34°C e 37°C, respectivamente na segunda-feira. Nos próximos dois dias seguintes a presença das altas temperaturas devem continuar, sendo 39°C em Ponta Porã e 40° C.

INTERIOR

Paranaíba, no Bolsão, inicia o dia com 23°C e chega aos 37°C, na segunda-feira; Três Lagoas, na mesma região, apresenta variação entre 24°C e 39°C. Na região Norte, Coxim e Camapuã registram temperaturas semelhantes, com mínimas de 24°C e máximas de 36°C.

No Pantanal, Corumbá atinge 40°C no período da tarde neste início de semana. Ainda segundo a previsão do Inmet, na terça-feira a máxima sobe para 42°C com mínimas de 26°C nos dois dias.

Aquidauana abre a segunda semana de 2024 com registro de 39° C, na terça-feira, 40°C e quarta-feira (10) 41°C, as mínimas são respectivamente 26°C, 27 e 25°C. No Sudoeste do Estado, Porto Murtinho amanhece com 24°C e marca até 40°C nos períodos mais quentes do dia. Nos dias que seguem o calor será escaldante, 39°C  na terça e 42°C na quarta-feira.

Conforme o meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec, com elevação acentuada das temperaturas na maior parte do Estado, a possibilidade de chuva também se eleva, aumentando a propensão de precipitações.

 

 

Por: Correio Do Estado/ EVELYN THAMARIS

Print Friendly, PDF & Email