“Se o Fórum de Coronel Sapucaia fechar as portas, será vitória do crime”, diz Coronel David

Parlamentares, TJMS e autoridades locais buscam soluções para evitar fechamento do Fórum

Preocupado em manter em funcionamento o Fórum da Comarca do município de Coronel Sapucaia, o deputado estadual Coronel David (PSL) participou de uma reunião com seus pares da Casa de Leis, juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), desembargador Paschoal Carmello Leandro e outras autoridades locais para discutirem a importância da permanência das atividades do Fórum, que pode fechar as portas devido a violência constante na região.

No encontro, o parlamentar reforçou o combate à criminalidade nas regiões de fronteira. “Este é um caso emblemático na questão de segurança de fronteira e se permitirmos que o Fórum saia de Coronel Sapucaia, nós vamos “matar a cidade”. Todos vão começar a sair de lá, pois já não existia banco, ele voltou a funcionar a pouco e perder o Fórum representaria a vitória do crime sobre o Estado de Direito e isso nós não podemos permitir”, defendeu Coronel David.

Força-tarefa no combate ao crime

Ainda de acordo com o parlamentar, foi proposto um encontro com o chefe do Executivo Estadual, Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e um diálogo com o Governo Federal em busca de saídas para a situação. “Sugeri que esta comissão de deputados se reúna com o governador Reinaldo Azambuja, para que ele nos ajude nessa demanda. Vamos também buscar o apoio do Governo Federal, pois recentemente estive em Brasília e entreguei ao presidente Bolsonaro o Plano de Reestruturação do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e falei que o presidente tem a intenção de fazer este investimento, pois ele entendeu que o DOF é uma força policial a ser copiada como exemplo para outros Estados que tem uma região de fronteira com as mesmas características de Mato Grosso do Sul. Precisamos de uma audiência no Palácio do Planalto o mais rápido possível para envolver o Governo Federal nessa questão, a qual também é responsável”, disse o deputado.

O desembargador Paschoal Carmello, que avaliou a reunião como “muito produtiva”, considera importante que os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo busquem, em conjunto, solução ao impasse. “Nossa decisão de desativar a comarca, pelo menos temporariamente, é justamente em razão da falta de segurança. É uma fronteira bastante perigosa e nós precisamos da compreensão de nossas autoridades para garantir segurança aos funcionários do Fórum e a toda população de Coronel Sapucaia”, afirmou.

O prefeito Rudi Paetzold deixou a reunião com certo alívio. “A população de Coronel Sapucaia estava muito preocupada com o fechamento do fórum”, disse o gestor municipal, que considerou que houve, na reunião, avanço significativo para solucionar o problema. Se caso feche esse fórum será uma perda enorme para nossa cidade. Nós, que estamos na fronteira, precisamos muito que essa situação seja resolvida”, completou.


Assessoria de imprensa Coronel David
Taciane Peres – Everton Falcão.

Print Friendly, PDF & Email