Sábado é o dia D da vacinação contra a gripe. Programe-se!

A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo orientações do Ministério da Saúde, está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza). A gripe é uma doença perigosa que, apenas no ano passado, matou 1.391 pessoas no país.

 

No sábado – 4 de maio – é o Dia D da Vacinação contra a Gripe. Todas as unidades de atendimento básico em saúde do município de Coxim estarão abertas das 8h às 16h. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

 

Podem receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que estejam amamentando 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores ativos de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (com atestado médico).

 

A vacina está disponível em Coxim somente para os grupos prioritários citados acima, nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Lourdes Fontoura; ESF Senhor Divino; ESF Totó Araújo; ESF Argemiro Barbosa, no distrito de Silviolândia; ESF Marechal Rondon; ESF Santa Maria, ESF Ilda Kohl e ESF Jorge Ritt.

 

Grupos prioritários

 

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

 

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

 

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.

Print Friendly, PDF & Email