Sábado é o Dia D da vacina contra o sarampo para menores de 5 anos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

No próximo sábado (19 de outubro), todas as unidades básicas de saúde de Coxim estarão abertas das 8h às 16h para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. O objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

 

A campanha teve início no dia 7 de outubro, mas devido aos feriados estaduais da semana passada, houve pouca procura nas unidades de saúde, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim, Patricia Ferreira Gomes.

 

Posteriormente, no dia 18 de novembro, o público-alvo da campanha serão os adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

 

Sarampo pode matar

 

O secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, convoca pais, avôs e avós e responsáveis para a campanha: “Pedimos a todos que observem a caderneta de vacinação de seus filhos e netos. A vacina é um direito da criança, que deve ser conduzida pelos pais ou responsáveis até a unidade de saúde. Vacinar é um ato de amor”.

 

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

 

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Para saber mais, acesse http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Fabio Pellegrini

Print Friendly, PDF & Email
HIPER