Sábado é o Dia D da vacina contra o sarampo para menores de 5 anos

No próximo sábado (19 de outubro), todas as unidades básicas de saúde de Coxim estarão abertas das 8h às 16h para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. O objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

 

A campanha teve início no dia 7 de outubro, mas devido aos feriados estaduais da semana passada, houve pouca procura nas unidades de saúde, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim, Patricia Ferreira Gomes.

 

Posteriormente, no dia 18 de novembro, o público-alvo da campanha serão os adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

 

Sarampo pode matar

 

O secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, convoca pais, avôs e avós e responsáveis para a campanha: “Pedimos a todos que observem a caderneta de vacinação de seus filhos e netos. A vacina é um direito da criança, que deve ser conduzida pelos pais ou responsáveis até a unidade de saúde. Vacinar é um ato de amor”.

 

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

 

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Para saber mais, acesse http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Fabio Pellegrini

Print Friendly, PDF & Email