Reforma da Previdência e concurso público dominam discursos de posse

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (1º), em Campo Grande

MARESSA MENDONÇA, IZABELA JORNADA E RENATA VOLPE HADDAD

A votação da reforma da previdência dos servidores e a realização do 1º concurso público da Casa de Leis estiveram entre os temas dos discursos dos deputados estaduais eleitos em Mato Grosso do Sul e empossados nesta sexta-feira (1º).

Durante a cerimônia de posse, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no Plenário Deputado Júlio Maia, em Campo Grande, o deputado Eduardo Rocha (MDB), lembrou dos momentos marcantes que ocorreram na Casa no ano passado, em especial a votação da reforma da Previdência, quando policiais do Batalhão de Choque precisaram ser acionados para conter manifestações no local.

“Não compreenderam aquilo naquela hora, mas, hoje estão compreendo. E se o presidente Bolsonaro não fizer a reforma não conseguiremos pagar aposentadoria”, alertou Rocha. Ele disse ainda que,  “Esta Casa fez o dever de casa (sic). Tivemos o primeiro concurso da história da Assembleia Legislativa de nessa nova legislatura não vamos faltar com Mato Grosso do Sul”, declarou.

Cabo Almi (PT) também lembrou dos embates e debates que ocorreram na Assembleia Legislativa na última legislatura. Ele mencionou a importância do papel da oposição ao Governo e citou como exemplo o episódio do fechamento das escolas estaduais.

Jamilson Name (PDT) declarou que o início do mandato é marcado por ideias novas. “A população quis renovação e pessoas com caráter, mas, é preciso ter muita humildade acima de tudo”, disse.

Herculano Borges (SD), tem boas expectativas para essa nova legislatura.  “Vejo o momento com ânimo, teve renovação, os colegas estão animados. Creio que o G10 é a maior bancada e vai participar de todas as comissões”, disse.

O Grupo dos 10 a que Herculano se refere, e do qual faz parte, é formado pelos seguintes deputados: Lucas de Lima (SD), Coronel David (PSL), Renan Contar (PSL), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), João Henrique Catan (PR), Neno Razuk (PTB), Antônio Vaz (PRB) e Londres Machado (PSD).

“Por eu ser voltado à educação, talvez eu fique com a comissão de Educação e Esporte”,completou Herculano.

No momento do discurso, Renan Contar (PSL), disse que, “É um dia ímpar para a democracia brasileira e para o Legislativo que, se oxigena em um momento delicado da política nacional”. Contar ainda elogiou o presidente, do mesmo partido do qual é filiado,  afirmando que, “Bolsonaro entende. Agora o país avança com reformas importantes”, finalizou.

O deputado do PSL ainda comemorou o que chama de  “fim da política velha” e disse que, Azambuja poderá contar com a Casa de Leis.

Deputado Estadual reeleito, Coronel David (PSL), afirmou que vai continuar reafirmando o compromisso com a Segurança e Políticas Sociais durante o mandato. “Alegria de retornar à Casa e com o G10 vamos ter direito de participar de todas as comissões”, disse.

CERIMÔNIA DE POSSE

A solenidade de posse dos deputados estaduais começou por volta das 9h desta sexta-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no Plenário Deputado Júlio Maia, em Campo Grande.

Dos 24 parlamentares, 13 foram reconduzidos ao cargo, nove terão o primeiro mandato e dois retornarão ao Legislativo estadual. Esta legislatura é a primeira sem uma mulher eleita deputada depois de 32 anos.

Confira a lista dos deputados estaduais eleitos em Mato Grosso do Sul:

João Henrique Miranda Soares Catan

Luiz Carlos Correia de Lima

Evander José Vendramini Duran

Antônio Vaz Neto

Gerson Claro Dino

Herculano Borges Daniel

Roberto Razuk Filho

Londres Machado

Pedro Cesar Kemp Gonçalves

José Almi Pereira Moura

João Eduardo Barbosa Rocha

Márcio Fernandes

Rinaldo Modesto de Oliveira

Marçal Gonçalves Leite Filho

José Carlos Barbosa

Luiz Felippe Ribeiro Orro

Paulo José Araújo Corrêa

Lidio Nogueira Lopes

José Roberto Teixeira

Onevan José de Matos

Renato Pieretti Câmara

Jamilson Lopes Name

Carlos Alberto David dos Santos

Print Friendly, PDF & Email