Presídio de MS faz ressocialização com detentos através de reciclagem

Estabelecimento Penal também oferece cursos de qualificação profissional

BRUNA AQUINO

O Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC), localizado na região do Pantanal sul-mato-grossense, teve a iniciativa de ressocializar os detentos através da produção de materiais ecologicamente corretos. Os internos trabalham com o reaproveitamento de madeiras na confecção de móveis à fabricação de lixeiras a partir de filtros de óleo de combustível, descartados de veículos pesados de uma multinacional da região.

Para o Governo do Estado, a produção de materiais ecologicamente corretos, além de contribuírem para o meio ambiente,  beneficiando diretamente toda a população, impactam também na redução da reincidência criminal, já que oportuniza a ressocialização de detentos.

Outro ponto positivo no trabalho sustentável foi a redução do volume de descarga externa de lixo. O resultado só foi possível após o processo seletivo de dejetos de papéis, metais e lixos orgânicos realizado pelos internos.

Já as sobras de legumes da cozinha e a serragem da serralheria, serão utilizados futuramente na implantação de um minhocário, com objetivo de acelerar o processo de decomposição e enriquecimento do solo para plantações de verduras e legumes, com intuito de preservar o meio ambiente.

A previsão é que, em breve, a penitenciária abrirá as portas do setor de lavanderia. Inicialmente, serão lavadas apenas as roupas dos internos, porém existe um projeto da direção em estender esse tipo de serviço para a iniciativa pública e privada, dentro de Corumbá e Ladário.

Além do trabalho de reciclagem e da escola, o Estabelecimento Penal de Corumbá oferece cursos de qualificação profissional, com o objetivo de preparar os internos para o mercado de trabalho e ajudar na remição de pena.

*Com informações da assessoria 

Print Friendly, PDF & Email