Prefeitos e Reinaldo discutem adoção de medidas mais restritivas contra a Covid

Encontro ocorreu pela manhã na sede da Assomasul, em Campo Grande.

O governador Reinaldo Azambuja reuniu-se nesta terça-feira (8) com os prefeitos na sede da Assomasul, em Campo Grande, para construírem um decreto estadual com medidas mais enérgicas para enfrentamento da disseminação da Covid-19 (novo coronavírus).

Os gestores municipais têm enfrentado nesse momento um grande desafio na buscar soluções que possam atender a todos os setores da sociedade.

Nesse sentido, a união de todos os chefes do Poder Executivo, municipal e estadual, em tomar as medidas em conjunto tem sido a melhor saída para a sociedade, de modo que o Prosseguir tem sido a ferramenta da área da saúde que direciona os municípios a tomarem as devidas medidas restritivas.

Vários municípios do nosso Estado tem feito decretos mais enérgicos para frear a disseminação do Covid-19, como por exemplo Dourados, Jardim, Bonito e Guia Lopes da Laguna.

Em um consenso dos participantes da Reunião e também um anseio de todos os prefeitos que já tinham manifestado em outras deliberações, a Assomasul solicitou ao Governador do Estado um decreto com as seguintes medidas:

1. Permanência das medidas restritivas do Prosseguir, tornando as recomendações do Programa vinculantes aos Municípios (toque de recolher e atividades essenciais);

2. Proibição de Consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e estabelecimentos comerciais, podendo ser vendida somente por retirada no estabelecimento (take away) e/ou entrega em casa (delivery), sendo essa comercialização permitida até o horário do toque de recolher, de acordo com a classificação de cada município no Prosseguir;

3. Redução de limite de 50 para 40 pessoas em eventos ou estabelecimentos comerciais, mantendo as demais medidas de biossegurança recomendadas pelo Prosseguir;

4. Aumento de efetivo da Polícia Militar na fiscalização das medidas restritivas em todas as cidades, notadamente em relação ao toque de recolher, bem como para evitar aglomeração de pessoas/festas clandestinas.

A reunião pedida pela Assomasul teve a participação do prefeito Marquinhos Trad, que estava acompanhado do secretário de Administração, Lacerda, bem como dos prefeitos de Rio Negro, Buda do Lair, Amambai, Dr Bandeira, Jardim, Clediane Matzenbacher, e Terenos Henrique Budke.

Também participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, o diretor-geral da Assomasul, Rogério Rosalin, e o assessor jurídico da entidade, Guilherme Novaes.

Print Friendly, PDF & Email