Possíveis candidatos ao governo atuam para ganhar força no interior

Eduardo Riedel, Nelson Trad Filho e Soraya Thronicke reforçam atuação no interior do Estado

Eduardo Miranda, Flávio Veras

Os candidatos que pretendem se viabilizar em seus partidos e em seus redutos eleitorais para disputar o governo de Mato Grosso do Sul em 2022 já trabalham com estes planos.

Pelo menos dois senadores, Nelson Trad Filho (PSD) e Soraya Thronicke (PSL), que não descartam essa possibilidade, e o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), começaram este ano estruturando – ou construindo – suas bases, sobretudo no interior do Estado.

O olhar dos três para o interior tem explicação: nos pequenos municípios, o apoio de prefeitos ou lideranças locais é fundamental para puxar votos em uma eventual candidatura.

Nas maiores cidades e na Capital, a imagem dos políticos perante a opinião pública exerce mais influência e faz com que os líderes comunitários e partidários não tenham o mesmo poder que no interior do Estado.

TRAD FILHO

O senador Nelson Trad Filho reforçou durante o período da pandemia o trabalho municipalista em seus gabinetes. Do fim de 2020 para cá, tem aumentado as reuniões com prefeitos e divulgado massivamente a liberação de recursos para o interior.

Para ajudar neste propósito, ele é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional no governo de Jair Bolsonaro. Para que isso se concretize, basta que o presidente mantenha o compromisso que tem com o PSD, após a aprovação da reforma administrativa no plano federal.

“Sou um soldado do meu partido e, se me der a missão de escolher um nome da nossa legenda para a disputa do governo do Estado, estarei apto a fazer isso. O processo deve ser conduzido de forma democrática e com o nome que entendemos que terá mais chance de chegar ao cargo. [Assim] Nos colocaremos para concorrer ao pleito de 2022”, afirmou Trad.

ELe já foi candidato ao governo do Estado em 2014, quando estava filiado ao MDB. Aquela eleição foi vencida por Reinaldo Azambuja (PSDB) e também teve a participação de Delcídio do Amaral (PT).

“Eu não faço meu mandato pensando em 2022, mas, sim, para atender da melhor forma as prefeituras e, consequentemente, os cidadãos delas. Eu sempre fui municipalista e sei o quanto são importantes as emendas, que podem destravar diversas demandas de obras e serviços assistenciais aos munícipes do interior”, complementou Trad.

SORAYA

A senadora Soraya Thronicke (PSL) também começou 2021 com os olhos voltados para o interior de Mato Grosso do Sul. Ela lançou o programa MS Certo e pretende viajar pelos municípios de Mato Grosso do Sul para ouvir a população e tentar viabilizar projetos de desenvolvimento.

Assim como Nelson Trad Filho, Soraya Thronicke poderá entrar na disputa pelo governo em uma posição confortável, pois ainda tem praticamente seis anos do mandato de senadora pela frente.

“Em relação a 2022, há uma possibilidade de lançar minha candidatura ao governo do Estado e formar uma chapa forte para oferecer uma possibilidade de renovação à nossa população”, afirmou a senadora.

Ela também não esconde que o MS Certo, programa em que ela conta com o apoio de entidades que representam empresários e integrantes de órgãos governamentais, como a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), pode contribuir para viabilizar sua candidatura.

“Estamos lançando o Fórum MS Certo exatamente para discutir nosso Estado com a população e as lideranças empresariais, comunitárias e políticas”, disse Soraya.

RIEDEL

Dos possíveis candidatos a governador em 2022, Eduardo Riedel ainda não confirma a intenção. Nem mesmo seu principal aliado, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que o transferiu da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) no início deste mês, confirma qualquer possibilidade de candidatura.

Riedel, porém, será o responsável pela execução de um pacote de obras do governo do Estado em todas as cidades, com previsão de investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões, o Governo Presente.

Além disso, para se aproximar ainda mais das lideranças do interior de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel escalou como adjunto em sua secretaria o ex-prefeito de Bataguassu Pedro Caravina, que foi presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) por quatro anos.

No dia 22 deste mês, Riedel, ao ser empossado na Secretaria de Infraestrutura, disse que não estava pensando em eleições. Seu foco mesmo era resolver os danos causados pelas chuvas nas rodovias e estradas rurais do Estado.

“Agora nosso foco é dedicação total para resolver esses problemas, principalmente quedas de pontes e asfalto das rodovias. Começamos agora um período de colheita de safra, porém, nós já temos as empresas licitadas para atuar em cima da recuperação dessas áreas”, disse na ocasião.

Print Friendly, PDF & Email