Pela 2ª vez, Simone Tebet é eleita a melhor representante do povo no Senado

Senadora de MS já havia sido eleita no ano passado

RAFAEL RIBEIRO

A senadora Simone Tebet (MDB/MS) foi a vencedora do Prêmio Congresso em Foco 2019. A premiação foi entregue na noite desta quinta-feira (19), em Brasília (DF).

Esta é a segunda vez que a senadora leva o troféu. No ano passado, Simone também foi escolhida a melhor entre todos os senadores, escolhida pelo júri especializado.

Além disso, por três vezes, desde 2017, a senadora sul-mato-grossense fica entre os cinco senadores mais bem avaliados, de acordo com a escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

O Prêmio já é tradicional em Brasília. Esta é a sua 12ª edição. O objetivo é homenagear os melhores parlamentares do Congresso e estimular a sociedade a acompanhar a atuação de seus representantes, além de defender a democracia.

Ao agradecer a honraria, a senadora Simone Tebet, que é a atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, atribuiu a escolha de seu nome, pela segunda vez consecutiva, à sua postura de equilíbrio e respeito. Ela elogiou a iniciativa do Congresso em Foco, “Essa homenagem é uma homenagem ao bom jornalismo, que unido à boa política faz e pode fazer a diferença neste país. Sim, existem almas boas na política”, disse. Ela também criticou o cenário de extremismo político.

Saída para o Brasil está no centro democrático

Simone defendeu o fortalecimento de um centro democrático como saída para os problemas políticos no Brasil de hoje.

“Eu me pergunto o que estou fazendo aqui, hoje, no Brasil dos extremos, da polarização exagerada, do irracional radicalismo de ideias, onde as diferenças não são respeitadas, e eu que sou uma ativa militante da convergência política, nos momentos mais difíceis do Brasil, foi o centro democrático que chamou à razão da classe política para que nossas diferenças ideológicas temporariamente fossem deixadas de lado, e nos unirmos naquilo que temos em comum, temos um comum o amor à pátria, temos compromisso com os mais fracos”, discursou Simone Tebet.

Simone acredita que o maior desafio da imprensa é “defender a verdade, principalmente em tempos de fake news, de pós-verdade.

O prêmio

A premiação é dividida em três categorias. Os parlamentares são selecionados pelo público que vota pela internet; pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado, formado este ano pelo professor universitário e cientista político, Creomar de Souza, pelo editor-executivo do Congresso em Foco, Edson Sardinha, pela vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Ivonice Campos, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Ricardo Youg e pela coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a jornalista Viviane Ponte Sena.

Print Friendly, PDF & Email