Outubro Rosa terá diversas ações de saúde por todo o município de Coxim

Mais uma vez, como em todo ano, o mês de outubro terá uma grande campanha de conscientização voltada à Saúde da Mulher. É a campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio da Coordenadoria de Saúde da Mulher e do Serviço de Atenção Especializada (SAE).

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de despertar a população sobre a prevenção ao câncer de mama.

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, explica que desde o início da atual gestão, o município de Coxim participa desse movimento, promovendo discussões sobre a saúde da mulher, com enfoque no câncer de mama, mas também sobre cuidados com a saúde em geral, disponibilizando diversos serviços de prevenção a doenças para a comunidade.

O tema nesta edição de 2019 é “Amor próprio muda tudo”. No conjunto de ações que integra o movimento Outubro Rosa, estão programadas palestras, rodas de conversa, atendimento médico de diversas especialidades a homens, mulheres e crianças, orientações sobre educação em saúde, agendamento de consultas, exames e encaminhamentos para ações de caráter assistencial em diversas áreas.

A primeira ação prevista será a uma ação na Policlínica Lourdes Fontoura, no dia 8 de outubro, em horário especial, das 18h às 21h, destinado especialmente às mulheres que durante têm seus afazeres laborais e domésticos e não conseguem tempo para cuidar da saúde. Serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatites B e C; coletas de preventivos, consultas com ginecologistas e aula de pilates.

No dia 18 de outubro, às 8h, haverá a palestra Mulher Poder Rosas, no Sebrae Coxim, destinada a todas as servidoras públicas. No dia seguinte, acontece o Forum Perinatal, às 8h.

No dia 27 de outubro acontecerá o II Pedal Rosa, com as categorias passeio ciclístico e uma prova de velocidade de 13km, na área urbana, às 7h na Praça da Concha.

Confira a programação nas unidades de Atenção Básica do Município:

Totó Araújo: 22 de outubro, das 8h às 11h e das 13h às 16h;

Marechal Rondon: 23 de outubro, das 8h às 11h e das 13h às 16h;

Silviolândia: 24 de outubro, das 8h às 11h e das 13h às 16h;

Santa Maria: 24 de outubro, horário a definir;

Jorge Ritt: 25 de outubro, das 12h às 17h;

Flávio Garcia: 25 de outubro, das 7h às 13h;

Ilda Kohl: 25 de outubro, das 7h às 13h;

Senhor Divino: 25 de outubro, das 8h às 11h e das 12h às 15h.

Fonte: Fabio Pellegrini

Print Friendly, PDF & Email