Outubro Rosa realizou mais de 1.600 atendimentos a mulheres em Coxim

A Campanha Outubro Rosa em Coxim, em sua sétima edição consecutiva, realizou 1.649 atendimentos a mulheres na rede municipal de saúde. Os dados são comemorados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública, que organizou o evento.

 

Foram feitos 434 exames preventivos de câncer de colo do útero (papanicolau); 380 exames clínicos das mamas; 110 consultas ginecológicas; 617 testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e hepatite C, além de 108 exames de mamografia. Houve ainda palestras, rodas de conversa, atividades físicas, enfim, uma programação exclusiva, até de atendimento noturno às mulheres.

 

“Os exames preventivos possibilitam o diagnostico, o tratamento e até a cura mais rapidamente. Além disso, foram realizadas palestras, rodas de conversa, falando da importância da mulher ter um tempo de procurar atendimento em saúde, e não deixar para depois”, diz a coordenadora dos Programas de Saúde da Mulher, enfermeira Jackeline Cardoso.

 

Ao longo do ano a Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio das unidades de atenção básica, oferece e realiza o atendimento às mulheres, mas no mês de outubro as equipes se mobilizam conjuntamente para difundir a importância da regularidade de se fazer os exames e a rotina de consultas.

 

“Agradecemos a toda a equipe da Secretaria, de todas as coordenadorias e gerências e unidades, que não mediram esforços e se dedicaram ao máximo para a realização do evento, assim como das instituições parceiras como Unopar, Sanesul, AMCC, FM Pantaneira, Band FM, Vale do Taquari FM, Jornal Diário do Estado, entre outras”, finaliza o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.

Fonte: Fabio Pellegrini – DRT/MS 116-06

Print Friendly, PDF & Email