O que se sabe até agora: entenda o que pode ter causado queda do WhatsApp, Facebook e Instagram

Aliny Mary Dias / MidiaMax

queda global das plataformas administradas pelo Facebook, como o WhatsApp e Instagram, já dura mais de 5 horas e tem exigido paciência de quem depende das redes sociais para o trabalho, lazer e negócios. Pouco se sabe sobre o que causou a queda, mas especialistas já tem uma hipótese.

Oficialmente, as plataformas reconheceram a falha global e afirmam que trabalham para solucionar o problema. Entre especialistas, a principal hiótese é que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou “agenda de contatos” responsável por levar os internautas às páginas.

Antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

“Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível”, disse.

Sem WhatsApp? Use o Telegram

Diante dos problemas causados pela queda global, o aplicativo de troca de mensagens Telegram passou a ser muito procurado por usuários nesta segunda-feira (4). Se você não sabe como usar ou baixar o aplicativo, confira esse passo a passo para baixar e usar o aplicativo.

Antes de tudo, você precisa baixar o aplicativo. Isso é simples, vá até a sua loja online, Google Play ou Apple Store, digite Telegram na busca e baixe o aplicativo, o download é gratuito. Agora que você já baixou, vamos lá:

Configure sua conta

Após baixar e instalar. Basta abrir o aplicativo, que o processo de configurar sua conta é bem simples, basta cadastrar seu número de celular com DDD.

Confirme o código que vai receber por mensagem e pronto, você estará cadastrado no app. A maior parte das configurações e ajustes que você pode fazer no seu perfil, se encontram no ícone dos 3 traços no canto superior esquerdo da tela.

Para alterar sua foto e informações do perfil, basta clicar no ícone da sua foto.

No mesmo menu, você pode criar um nome de usuário para o Telegram, o que pode facilitar para que você seja encontrado nas buscas. Seja cuidadoso, pois ao criar um nome de usuário, pessoas que não estão na sua lista de contatos podem te encontrar nas buscas e enviar mensagens. Pense bem se esse recurso é importante para você.

Neste menu é possível alterar configurações de privacidade e segurança como: usuários bloqueados, quem pode ver suas informações de foto, quem pode enviar links em mensagens diretas entre tantas outras configurações.

Através desse menu você também pode acessar a nuvem do Telegram com seus conteúdos salvos, ao acessar o campo “Mensagens Salvas”. Para informações mais detalhadas sobre a nuvem do Telegram, vale conferir o artigo Como acessar a nuvem do Telegram [O que tem lá?].

Print Friendly, PDF & Email