Novembro Azul contabiliza mais de 2 mil atendimentos em Coxim

A Campanha Novembro Azul, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde Pública e parceiros, prestou 2.098 atendimentos nesta edição de 2019, dentre palestras, consultas de enfermagem, consultas médicas, atendimentos odontológicos, pedidos de exames, testes rápidos, aferições de pressão arterial e glicemia de jejum, avaliações antropométricas e corrida.

Para o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, o resultado é positivo, mas ainda há necessidade de se convencer os homens, em especial os mais velhos: “Muitos não sabem nem a tipagem sanguínea, nunca fizeram um simples exame de sangue. Então precisamos que os filhos e as esposas os convençam. A rede pública de Saúde está à disposição o ano todo, não é só em novembro”.

Franciel explica que as pessoas devem iniciar o atendimento pelos postos de saúde, a chamada rede de atenção básica, ou baixa complexidade. Lá, o médico da família conversa com o paciente, solicita exames, avalia a saúde da pessoa, indica tratamentos e orienta a pessoa a cuidar da saúde, para evitar que somente quando sintomas de doenças apreçam, a pessoa procure o médico.

Corrida da Saúde

Na sexta-feira (29 de novembro), fechando a campanha Novembro Azul, houve a 5ª Corrida da Saúde do Homem, que teve como vencedor Cristian Rodrigo da Silva; em segundo lugar, Gregório Ribeiro Filho. No naipe feminino a vencedora foi Cristina Cegatti, e em segundo lugar Driele dias de Lima.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde do Homem e Serviço de Atendimento Especializado, com apoio do 47º Batalhão de Infantaria, SAMU, Gemutran, 5º Batalhão de Polícia Militar, Sanesul, 5º Subgrupamento de Bombeiros, UFMS, Unopar, GOU Odonto, além de todas as coordenadorias e gerências da Secretaria.

Fonte: Fabio Pellegrini 

Print Friendly, PDF & Email