MS tem quase o dobro da porcentagem nacional de pessoas vacinadas

No estado, 23,38% da população está com o ciclo vacinal completo.

Incentivo financeiro, cinturão de imunização, comunicação entre municípios e logística dinâmica. Essas medidas podem ter feito com que o Mato Grosso do Sul tenha alcançado 23,38% de sua população imunizada com as duas doses (ou única) de vacinas contra Covid. Ao se comparar o percentual de cidadãos brasileiros completamente vacinados, o estado possui quase o dobro de pessoas imunizadas.

De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa contabilizados na terça-feira (6), 13,13% da população do Brasil teve acesso ao ciclo de imunização completo contra a Covid. Diante do cenário, o G1 questionou especialistas e o governo do estado sobre quais medidas têm sido tomadas para que o Mato Grosso do Sul seja atualmente o líder da vacinação, tanto em 1ª e 2ª dose.

O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, vê na resposta rápida de Mato Grosso do Sul à vacinação uma saída mais rápida da pandemia. “Quanto mais rápido aplicar a vacina, melhor. A resposta será mais veloz e isso apresenta apenas benefícios e diminui a quantidade de pessoas suscetíveis e a aumenta o número de pessoas protegidas em um espaço mais curto”, descreveu.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende afirma que tem um plano ambicioso, para que em ainda em agosto, 80% dos moradores em Mato Grosso do Sul sejam imunizados com pelo menos a primeira dose. Além disso, alguns pontos são cruciais para que o estado expresse os números otimistas durante a campanha de vacinação contra Covid.

Em entrevista ao G1, Geraldo Resende satiriza ao falar do momento confiante da vacinação no estado: “o Brasil todo está querendo saber os porquês de Mato Grosso do Sul estar assim”. Para o secretário, entre os argumentos está a logística adotada para a distribuição das vacinas aos 79 municípios do estado.

Resende explica a logística montada: “envolvendo a SES, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e os 79 municípios do estado, para que as vacinas chegassem de forma simultânea em todas as cidades em até 12h após a chegada do lote com as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Isto, conseguimos fazer nas 29 remessas que recebemos”.

Print Friendly, PDF & Email