Moradores do Pantanal do Paiaguás são imunizados contra a gripe

Cerca de 250 moradores no Pantanal do Paiaguás, entre crianças e adultos, foram imunizados contra a gripe e outras doenças no período de 12 a 23 de agosto pela Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim.

Foram administradas 333 doses de vacinas em pessoas, além de 500 doses de  vacina antirrábica para cães e gatos. A ação de saúde pública foi realizada pela administração municipal por meio da Expedição Lino Lemes, que todos os anos percorre a região.

A expedição  homenageia Lino Lemes, técnico em Vigilância Sanitária da Prefeitura de Coxim, falecido há quase cinco anos, que integrava a equipe. Esta edição contou com os servidores M. C. , L. G. M. , A. S. dos S. e o voluntário M. L..

Para A., que participa pela segunda vez da expedição, “é um orgulho fazer parte dessa equipe que leva a saúde aos menos favorecidos em uma região de difícil acesso. Poder ver cada sorriso, cada lugar que a gente chega é bem recebido, conhecer as histórias de vida… é um trabalho muito gratificante, foram 12 dias intensos de trabalho ininterrupto, mas valeu a pena cada segundo”.

Para L., apesar das regras de distanciamento determinadas pela pandemia: “Vivemos momentos maravilhosos, recebemos muitas palavras de apoio, gratidão, esperança e muita fé que dias melhores virão. E poder levar nosso trabalho a essas pessoas é mais gratificante ainda. Esse ano fizemos a diferença pois foi possível vacinar os moradores do nosso Pantanal contra gripe e ver a felicidades deles, nos indicando que estamos no caminho certo”.

M. C. conta que foram 12 dias percorrendo 1.300 km visitando fazendas e retiros dos municípios de Coxim e Corumbá: “Um trabalho duro, enfrentando calor e frio, mas compensador, e mais ainda por relembrarmos com muito carinho de nosso saudoso amigo e companheiro de missão, Lino Lemes”.

O voluntário M. L., servidor público federal aposentado, que pela quarta vez participa, elogia a ação e sugere que a ação se torne política pública de saúde e há possíveis instituições parceiras que possam ter interesse: “É uma experiência gratificante, um trabalho árduo, mas gratificante. Parabenizo a todos pelo trabalho realizado porque é importante o poder público estar presente em áreas de difícil acesso como o Pantanal, aonde as pessoas mais necessitam”.

Obs: os nomes dos servidores foram omitidos em decorrência de recomendação do Ministério Público Eleitoral.

Fonte: Fabio Pellegrini

Print Friendly, PDF & Email