Mito ou verdade: nutricionista explica se maçã dá fome ou não

Especialista em nutrição esportiva esclarece a dúvida sobre a maçã no organismo

Quem está começando uma dieta ou tem o hábito de ter uma alimentação saudável, com certeza já pode ter passado pela seguinte situação: comer uma maça e, em seguida, o estômago “roncar”. Em algumas pessoas, ao invés de matar a fome, essa fruta aumenta a vontade de comer. Mas isso é um mito ou verdade?

Foto: Leonardo de França, Midiamax

Segundo a nutricionista esportiva Bruna Samways, é verdade. Isso porque a maçã é uma fruta leve, de fácil digestão e porque contém um componente que explica essa sensação de (mais) fome.

“Ela vai dar mais fome por causa do ácido málico que contém, por isso ela pode acelerar esse apetite. Muitos pacientes chegam reclamando que isso acontece, mas isso é normal e pode acontecer em algumas pessoas”, explicou Bruna.

Para quem não o conhecia, o ácido málico é uma substância que é facilmente encontrada em frutas e legumes, principalmente na maçã. O ácido málico traz benefícios para a saúde, como aumentar a imunidade do corpo, reduzir o risco de acumulação de metais tóxicos no organismo e promover uma pele mais lisa e firme.

Outras frutas que contém o ácido málico além da maçã são as cerejas, lichias, pêssegos, tomates e morangos, que também são classificados como alimentos mais leves, conforme a nutricionista. Para quem quer seguir a dieta e manter uma alimentação saudável, pode também optar por frutas mais ficas em fibras, como pera, manga, laranja e alimentos com gorduras boas, como o abacate e o coco.

Mas por causa disso deverá parar de comer a maçã? Não por isso. A dica para obter saciedade por mais tempo é consumir a maçã acompanhada de algum alimento fonte de proteína, gordura ou fibra, pois esses nutrientes são digeridos mais lentamente pelo nosso organismo e irão retardar o esvaziamento gástrico dessa refeição. A maçã tem excelente valor nutritivo, e seu consumo pode trazer diversos benefícios à saúde.

Foto: Leonardo de França, Midiamax
Print Friendly, PDF & Email