Ministro usa fake news para defender fala de Bolsonaro

Gilberto Dimenstein

O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) usou uma fake news para defender a declaração do presidente Bolsonaro, que disse que a “democracia só existe se as Forças Armadas permitirem”.

“É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar”, escreveu.

O ministro atribuiu a citação ao ex-presidente dos EUA Barack Obama. “A frase acima é de Barack Obama, e ele disse o obvio. Aí não teve polêmica. Mas com o presidente Bolsonaro vcs viram que aconteceu”, disse Onyx.

Logo depois, o ministro corrigiu a autoria das frases, atribuindo-as a “um pensador chamado Charles Province”.

No entanto, a frase nunca foi dita por Barack Obama. Conforme reportagem do jornal Valor, o trecho citado por Onyx faz parte do poema “It Is The Soldier”, escrito pelo veterano de guerra Charles Province em 1970.

O poema é famoso nos Estados Unidos e já foi citado, por exemplo, em discurso de um parlamentar americano em 2006.

Onyx Lorenzoni ??

@onyxlorenzoni

“É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.

1.675 pessoas estão falando sobre isso

É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…”

5.012 pessoas estão falando sobre isso

A frase acima é de Barack Obama, e ele disse o obvio. Aí não teve polêmica. Mas com o presidente Bolsonaro vcs viram que aconteceu

1.654 pessoas estão falando sobre isso

A frase foi citada por Barack Obama. É de um pensador chamado Charles Province.

623 pessoas estão falando sobre isso

 

Print Friendly, PDF & Email