Mara Caseiro realiza lançamento do Concurso Estadual de Redação da Escola do Legislativo

O Lançamento do 1º Concurso Estadual de Redação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, aconteceu na tarde de hoje (29), com a presença de diversas autoridades. O concurso tem como público alvo, estudantes do Ensino Médio de todos os 79 municípios do Estado. “A ideia surgiu pela necessidade de estímulo à leitura e escrita na vida das crianças e jovens sul-mato-grossenses. Isto porque, nos dias atuais, a maior parte dos indivíduos em idade escolar estão absortos com as facilidades do celular e precisam de experiências valiosas como esse concurso, para serem encorajadas a expressarem suas ideias, emoções e visões de maneira criativa e única por meio da escrita”, disse a presidente da Escola do Legislativo, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB).

Conforme a parlamentar, das 1.712 escolas existentes no Estado, 444 são de Ensino Médio. “Esse é um momento de valorização muito importante, pois criar esse grande debate dentro da escola, pensando nos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), é criar cidadãos responsáveis e ambientes favoráveis oportunizando igualdade entre as pessoas. É um momento de união de esforços para que possamos melhorar o ensino e promover a educação de qualidade no nosso Estado”, pontua a deputada.

Visando promover o exercício da cidadania para os jovens por meio de práticas de escritas, a temática do concurso é “Cidadania e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. “Primeiramente, nós trouxemos esse concurso para estimular a leitura e o pensamento de todos os nossos estudantes. E apresentamos o tema Cidadania e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, buscando esse alinhamento com as 17 metas da ONU, exatamente para provocarmos esse debate dentro das escolas. Existem muitos mitos com relação a este tema e à Agenda 2030. Então, queremos proporcionar o senso crítico aos nossos estudantes e à sociedade, de um modo geral, porque tudo o que é discutido na escola os alunos levam para casa”, enfatiza a parlamentar.

Professor de História, o presidente da Casa de Leis falou sobre a importância do concurso na vida dos estudantes. “Hoje em dia a inteligência artificial, o Google, entre outras facilidades tecnológicas, tem tirado dos jovens a possibilidade de se descobrirem, de refletirem. Por isso, nada melhor que esse concurso para aproximar a Assembleia da população e, ao mesmo tempo, contribuir para o incentivo à leitura e escrita”, disse o deputado Gerson.

Para a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Adriana Buytendorp, a proposta é extremamente importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Nós temos uma tarefa significativa que é formar na integridade. E quando você traz um tema tão importante e, principalmente, conjugando isso com uma ação de construir textos e também relacionado a um próprio processo de leitura é realmente uma oportunidade muito grande de trabalhar com os nossos alunos a temática tão contemporânea, trazendo os desafios globais”, ressalta a superintendente.

Durante a solenidade, foram apresentadas as ações e cronograma do concurso, que será realizado por meio de cinco fases. Na primeira etapa acontecerá a adesão das Escolas ao concurso. Já na segunda fase serão realizados inscrição e envio da redação conforme cronograma. Na terceira etapa ocorrerá a análise das produções textuais, conforme edital. Na quarta fase será feita a seleção, pela comissão julgadora, das 24 melhores redações. E na quinta etapa será divulgado o resultado e realizada a premiação.

Termo de Parceria foi assinado pelos representantes da Educação

No encerramento do encontro os representantes dos órgãos lidados à Educação assinaram o Termo de Parceria com o Parlamento. O Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe-MS), Audie Andrade Slagueiro, destaca a inclusão e a importância de oportunizar a participação das instituições privadas nesse primeiro concurso. “As escolas particulares inseridas nesse contexto são de fundamental importância, pois a Assembleia Legislativa acaba por cumprir o seu papel e realmente aproximar o cidadão e o jovem. O estudo é importante em todas as camadas, mas quando você fomenta uma temática, acaba por exigir que o aluno produza e coloque todos os seus conhecimentos num texto”, coloca Aldi Andrade Salgueiro.

A vice presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras do Mato Grosso do Sul (ASL), Marisa Serrano, destacou a importância da Escola de Legislativo trabalhar com a cidadania. “Eu fico muito contente quando a Escola do Legislativo do nosso Estado se propõe a trabalhar com os nossos alunos do Ensino Médio essa questão da cidadania e da sua inclusão no mundo de hoje. Devemos incentivar suas ideias e ações para tornar o mundo melhor para todos nós. E não tem como a Academia Sul-mato-grossense de Letras, que trabalha voltado para a educação das pessoas, para a cultura e para a formação do cidadão, não estar presente neste momento”, evidencia a professora Marisa Serrano.

Para a secretária de Recursos Humanos da ALEMS, Marlene Figueira da Silva, responsável pela criação da Escola, o concurso representa “Sabemos que a Escola é a ferramenta mais importante para o conhecimento e aqui não é diferente. Nós já tivemos vários cursos nesse início de legislatura e vemos com uma satisfação muito grande esse concurso”, explica.

Cronograma

A publicação do Edital do 1º Concurso Estadual de Redação está prevista para o dia 11 de setembro. Poderão participar os alunos do ensino médio da rede pública e privada do Estado. No período de 12 a 24 de setembro, as Escolas poderão se inscrever no site da Escola do Legislativo: www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br

De 25 de setembro à 22 de outubro, acontecerá o concurso interno nas Escolas e a escolha da melhor redação concorrente. De 23 a 31 de outubro as Escolas enviarão os nomes dos alunos vencedores, com a redação e todas as informações necessárias para o cadastro. De 1º a 30 de novembro as bancas avaliadora e julgadora analisarão as redações. E no dia 6 de dezembro será realizada a premiação.

Premiação

Os alunos classificados de primeiro a terceiro lugar receberão a premiação:

1º lugar: Certificado de participação, um celular e um kindle

2º lugar: Certificado de participação, um notebook e um kindle

3º lugar: Certificado de participação, um tablet e um kindle

Também receberão o kindle os alunos classificados do quarto ao 24º lugar, além do Certificado com Mérito Legislativo.

As escolas vencedoras receberão os prêmios:

1º lugar: Certificado de participação e 10 mil reais

2º lugar: Certificado de participação e 7 mil reais

3º lugar: Certificado de participação e 5 mil reais

Parceiros

Além da SED,  também são parceiros da realização do concurso: Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Conselho Estadual de Educação, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Fundação de Desenvolvimento e Apoio à Educaçao Básica do Estado (FADEB-MS), União das Câmaras de Vereadores do Estado de Mato Grosso do Sul (UCV-MS), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe-MS).

Print Friendly, PDF & Email