Idosos da Casa Lar têm aulas de pintura em tecido

Idosos atendidos na Casa Lar “Idade do Saber”, gerida pela comunidade Kolping, entidade do terceiro setor conveniada com a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), tiveram esta semana mais uma atividade de arterapia.

 

A arteterapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando a resgatar o homem em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação.

 

Esta técnica é aplicada desde de 2014 com os idosos, pela facilitadora social de Artes, Maura Ângela da Cruz, servidora da Semcas. A oficina Pintura em Tecido Engomado proporcionou aos idosos momentos de estímulo e incentivo ao lazer, despertando o lado artístico e auxiliar para melhorar suas habilidades motoras e lúdicas, relacionadas aos mais diversos tipos de arte.

 

Andreia Soares Flores, coordenadora da Casa Lar da Pessoa Idosa, conta que não se trata de levar o idoso a produzir grandes obras de arte: “Mas de despertar o compromisso de cada um com o seu processo expressivo, que é o compromisso em viver, ajudando a superar os medos e inseguranças, pois muito do que se perdeu pode ser revivido com a arte. A velhice não deve significar envelhecimento de atitudes e comportamentos, sendo que a arte desperta nessa faixa etária a vontade de fazer, criar, superar problemas e, sobretudo, viver”.

 

O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba, explica que esta é mais uma atividade oferecida que contribui para a qualidade de vida das pessoas atendidas aos equipamentos da Semcas e entidades conveniadas: “Essas oficinas vêm para mudar a rotina dessas pessoas e faz com que despertem para o mundo das artes, por meio da imaginação, da criatividade, possibilitando melhorias em seu modo de vida”.

Print Friendly, PDF & Email