Idosos da Casa Lar têm aulas de pintura em tecido

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

Idosos atendidos na Casa Lar “Idade do Saber”, gerida pela comunidade Kolping, entidade do terceiro setor conveniada com a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), tiveram esta semana mais uma atividade de arterapia.

 

A arteterapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando a resgatar o homem em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação.

 

Esta técnica é aplicada desde de 2014 com os idosos, pela facilitadora social de Artes, Maura Ângela da Cruz, servidora da Semcas. A oficina Pintura em Tecido Engomado proporcionou aos idosos momentos de estímulo e incentivo ao lazer, despertando o lado artístico e auxiliar para melhorar suas habilidades motoras e lúdicas, relacionadas aos mais diversos tipos de arte.

 

Andreia Soares Flores, coordenadora da Casa Lar da Pessoa Idosa, conta que não se trata de levar o idoso a produzir grandes obras de arte: “Mas de despertar o compromisso de cada um com o seu processo expressivo, que é o compromisso em viver, ajudando a superar os medos e inseguranças, pois muito do que se perdeu pode ser revivido com a arte. A velhice não deve significar envelhecimento de atitudes e comportamentos, sendo que a arte desperta nessa faixa etária a vontade de fazer, criar, superar problemas e, sobretudo, viver”.

 

O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba, explica que esta é mais uma atividade oferecida que contribui para a qualidade de vida das pessoas atendidas aos equipamentos da Semcas e entidades conveniadas: “Essas oficinas vêm para mudar a rotina dessas pessoas e faz com que despertem para o mundo das artes, por meio da imaginação, da criatividade, possibilitando melhorias em seu modo de vida”.

Print Friendly, PDF & Email
HIPER