ICMS não é responsável pela alta dos combustíveis, diz Azambuja e outros governadores

De acordo com os chefes do executivo, nenhum estado aumentou a taxa do ICMS incidente dos combustíveis nos últimos 12 meses

Thais Libni

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), junto a outros 19 governadores de estados brasileiros, assinaram uma carta neste domingo (19) a onde negam terem aumentado a taxa do ICMS incidente dos combustíveis nos últimos 12 meses, como aponta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, afirmam no documento.

“Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, seguem.

O elevado preço é resultado de uma política da Petrobras em que a petroleira passa a fazer reajustes com base nas oscilações do barril de petróleo no mercado internacional.

Apenas sete governadores não assinaram o documento, são eles: Ratinho Junior (PSD-PR),  Marcos Rocha (PSL-RO), Wilson Lima (PSC-AM), Gladson Cameli (PP-AC), , Antonio Denarium (PSL-RR), Carlos Moisés (sem partido-SC) e Mauro Carlesse (PSL-TO).

Print Friendly, PDF & Email