Homem é preso por capturar 18 dourados, espécie com pesca proibida

Peixes foram capturados no rio Paraguai, em Corumbá

GLAUCEA VACCARI

Homem de 45 anos foi preso e multado em R$ 1.540,00 por pescar 18 dourados, espécie que tem captura proibida por lei desde janeiro deste ano. Flagrante ocorreu na manhã de hoje, no rio Paraguai, em Corumbá.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), equipe realizava fiscalização na região do Porto Geral, quando encontrou o homem pescando em um barranco. A pesca está permitida na modalidade pesque-solte no leito do rio Paraguai e, por este motivo, policiais apenas questionaram se o pescador havia capturado e matado algum peixe.

Pescador informou que teria capturados três exemplares de dourado e que os pescados estavam escondidos em uma mata. Como a pesca do dourado é proibida por lei, devido a espécie estar em risco de extinção, policiais fizeram vistoria no veículo do homem.

Na caminhonete foram encontrados mais 15 exemplares do dourado, totalizando 18 pescados e 42 quilos do peixe.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com o veículo e pescado apreendido,para a Delegacia de Polícia Federal. Ele foi multado e responderá pelo crime de pesca predatória. Os peixes serão doados para instituições filantrópicas.

PESCA PROIBIDA

A Lei n° 5.321,sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja no dia 11 de janeiro deste ano, proíbe a captura do dourado por cinco anos, além do embarque, transporte, comercialização, processamento e a industrialização da espécie nos rios de Mato Grosso do Sul.  A lei permite apenas a pesca na modalidade pesque-solte, para consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro.

A medida já é adotada em Corumbá, um dos principais centros pesqueiros do Estado, desde 2011, atendendo a setores ambientalistas e do trade turístico, visando a preservação da espécie, considerada nobre nas bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai.

O dourado pode ser encontrado nos rios da Bacia do Prata, como o Rio Paraguai e o Paraná. Dono de escamas douradas, comportamento agressivo e carne saborosa, é o peixe mais cobiçado pelos pescadores, os quais o consideram o “Rei do Rio”.

Segundo dados do Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul (SCPESCA/MS), em 2016 foram capturados e registrados na Bacia do Alto Paraguai 378 toneladas de peixes, sendo 191 pela pesca profissional e 187 toneladas pela pesca esportiva. No mesmo ano, mais de 6 mil quilos de dourado foram retirados dos rios, pela pesca profissional e esportiva.

De 2007 a 2016 foram capturados mais de 100 mil quilos de dourado em Mato Grosso do Sul. Nesse período de 10 anos, a quantidade anual ultrapassou os 8 mil quilos, com destaque para o ano de  2011, com 16 mil quilos de dourado, e 2010 e 2011, cada um com mais de 13 mil quilos de dourado pescado. Também em 10 anos, apenas em 2007, 2009 e 2016 foram capturados quantidades inferiores a 7 mil quilos.

Print Friendly, PDF & Email