Hemosul Coxim segue em luta pela vida junto com a população

O Hemosul Coxim coleciona histórias de vitórias de pacientes do município e região que tiveram suas vidas salvas pelo trabalho conjunto com a população coxinense e dos municípios ao entorno.

Há quase dois anos, o núcleo que estava desde 2008 apenas como unidade de Armazenamento e Distribuição, com campanhas sazonais que ocorriam no máximo duas vezes ao ano, voltou a coletar quinzenalmente, atendendo ao anseio das pessoas solidárias que tanto fazem para salvar vidas. Para os estoques da Rede Hemosul MS a volta da coleta em Coxim foi um diferencial significativo, pois a população é muito solidária e responde toda vez que é chamada.

Diante dos desafios que a unidade enfrenta, sobretudo o da equipe pequena para tantas atividades, que vão desde as coletas, a distribuição 24h para os hospitais, cadastro para doadores voluntários de medula óssea e a busca pela compatibilidade, algumas vezes torna-se impossível dar a atenção merecida a todos que se mobilizam para desempenhar seu papel de responsabilidade social.

Sim, porque a causa do sangue é uma causa de todos nós. É diferente de medicamentos, alimentos, que podem ser encontrados em prateleiras de farmácias e supermercados. Os hemocomponentes do sangue não podem ser produzidos se não houver a doação voluntária de pessoas do bem que buscam ajudar a outros, tantos anônimos que são verdadeiros heróis diante da causa.

Na última data da campanha quinzenal realizada pelo Hemosul Coxim havia uma grande ação voltada a salvar a vida de uma cidadã coxinense que luta contra a leucemia. Todas as campanhas convergiram para esta causa específica e as atenções da equipe acabaram por se voltar prioritariamente para isso.

Provavelmente, devido a essa questão, acabou-se por não conseguir dar a atenção devida a grupos que se mobilizaram para apoiar a causa do sangue. Com a equipe pequena e a chefe do núcleo tendo que se responsabilizar por todas as questões, triagem clínica, hematológica, doadores que embora raro podem vir a passar mal, a coleta dos voluntários de medula e todas as demais funções pertinentes ao ciclo do sangue, o modo atencioso e simpático que sempre os moradores encontram na unidade ficou prejudicado e pode ser que tenhamos deixado a desejar.

Por isso, queremos aqui pedir desculpas se alguém ou algum grupo se sentiu menorizado diante da equipe ou de algum membro dela. Temos referências positivas de toda a equipe por quase todo o tempo e nossa chefe da unidade Salete Bel tem há anos coordenando a equipe com resultados expressivos positivos e com uma avaliação primorosa.

Sabemos que não somos perfeitos e como seres humanos podemos cometer falhas. Porém, temos certeza, que diante de uma causa tão forte como esta do sangue e medula e sabendo da solidariedade de todos que param suas vidas para fazer o bem, tudo será compreendido e juntos poderemos continuar a salvar vidas que é nosso lema maior, como voluntário e heróis que todos somos nesta luta.

Assessoria Hemosul.

Print Friendly, PDF & Email