Grupo ganha força para brigar pela Primeira-Secretaria

Londres entra nas articulações para fortalecer nome a ser indicado

ADILSON TRINDADE, TAVANE FERRARESI E IZABELA JORNADA

Depois de muita conversa nos bastidores, o Grupo dos 8, que passou para 10, podendo chegar a 12, ganha força para indicar nome para a primeira secretaria da Assembleia Legislativa. A reviravolta teve início com adesão do veterano Londres Machado (PSD). Ele foi deputado estadual por 44 anos, começando por Mato Grosso, e presidiu o Legislativo por muitos anos. A participação dele nas articulações deu musculatura ao grupo para brigar pelo segundo cargo mais importante do Legislativo.

“Quando o grupo era formado apenas por cinco deputados, fomos ao governador Reinaldo Azambuja pedir apoio para termos a primeira secretaria. Ele nos liberou para articular”, comentou o Coronel David (PSL).

Este grupo, no entanto, dobrou de integrantes e ganhou força política para conquistar o cargo. A indicação poderia ser consensual entre todos os parlamentares se não fosse a insistência do atual primeiro-secretário, Zé Teixeira (DEM), de brigar pela permanência no cargo. O grupo, no entanto, está determinado a partir para o embate se Teixeira não recuar.

Londres, amigo de Teixeira, assegurou não ter sinalizado apoio ao primeiro-secretário, mas já conversou com ele sobre a eleição da mesa diretora. “Tive conversa com Teixeira, não assinei nada com ele e disse que não queria a primeira secretaria e nem a presidência”, afirmou. Experiente e vitorioso em todas as eleições da mesa da Assembleia, Londres defendeu a renovação na composição dos cargos da mesa. A exceção fica para a presidência. “Paulo Corrêa continua na presidência [candidato], e isso não se discute mais”, ressaltou.

Londres esclareceu, ainda, a sua decisão de ficar na base governista e disse que a disputa na Assembleia Legislativa não interfere no apoio administrativo ao governo do Estado. “O grupo não tem nada a ver com oposição ao governo”, explicou.

Coronel David é outro que diz não ter interesse em prejudicar a candidatura de Paulo Corrêa à presidência do Legislativo. “Ele é o nosso candidato”, afirmou. A negociação do grupo está restrita à primeira secretaria. “Os deputados eleitos querem ocupar espaços que existem na Casa [Assembleia], por conta até da renovação que nós fomos protagonistas. Então, a gente também quer levar isso para dentro da Casa”, afirmou. “O nosso grande objetivo é a primeira secretaria”, enfatizou.

O grupo só indicará o nome para primeira secretaria depois de receber novas adesões. “Quando ganharmos corpo e atingirmos a maioria é que vamos escolher nomes”, afirmou David. Londres também acha melhor aguardar o “grupo encorpar” com a integração de outros deputados para escolher o nome da primeira secretaria.

Em sua página no Facebook, o Capitão Contar, o mais votado para deputado estadual, com 78.390 votos, no entanto, não esperou o grupo ganhar corpo para discutir a indicação do nome. Ele se colocou para ser o primeiro-secretário. O capitão faz parte do grupo do Coronel David e é da mesma bancada, o PSL. Mas não é o único de olho no cargo, só que ninguém se manifesta, para não se precipitar. Neste cenário, apenas o capitão se colocou à disposição do grupo para ser o escolhido.

“Renovação precisa começar em casa. Estou 100% alinhado com Jair Bolsonaro [presidente da República eleito] nesta missão. Por isso me coloco à disposição para assumir, se me for permitido, a primeira secretaria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, afirmou Capitão Contar.

O deputado eleito destacou, ainda, em sua página do Facebook, a sua formação para habilitá-lo a ocupar a primeira secretaria. “Tenho formação acadêmica, experiência e o compromisso necessário para ocupar esta importante cadeira, que só será possível com os votos dos deputados estaduais”, comentou.

“Espero que a força da renovação vença e que possamos trazer para a Assembleia a mudança que a população almeja”, concluiu Capitão Contar.

Print Friendly, PDF & Email