*Galeria Rosa é inaugurada na Câmara de Coxim durante sessão solene em alusão ao Dia das Mulheres*

De autoria da vereadora Adriana Nabhan, projeto é inaugurado na Casa de Leis

Nesta terça-feira (08/03), é inaugurada durante a sessão solene em alusão ao dia das mulheres a Galeria Rosa, o projeto de autoria da vereadora Adriana Nabhan, que tem como objetivo destacar as mulheres que ao longo da história do município de Coxim, ergueram uma bandeira partidária, colocando os seus nomes para concorrer a um cargo eletivo, com o objetivo de destacar e valorizar a importância da mulher na política.

A Câmara Municipal de Coxim, aprovou a resolução de número 104, de 06 de setembro de 2022, de autoria da vereadora Adriana Nabhan, que destina um lugar específico no espaço “Memória do Legislativo” denominando Galeria Rosa.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, Ademir Peteca, durante o discurso de abertura da solenidade, destacou que, “Hoje, inauguramos este espaço aonde constam os quadros das oito vereadoras que passaram e que atuam na Casa Legislativa. A galeria é integrada pelas vereadoras, Celina Moreira Lopes, Olívia Campos de Melo Fontoura, Dinalva Mourão, Ivone Aparecida de Oliveira, Marilene de Fátima Gasperin, Lucimeire da Silva Barbosa, Marli Nogueira e Adriana Nabhan, no sentido de valorizar a figura da mulher que se propõe a concorrer a um cargo eletivo, principalmente no mês de março, quando nos dedicamos à homenagear estas guerreiras que fizeram pela nossa sociedade, hoje queremos colocar em evidência às oito vereadoras que já passaram por essa Casa Legislativa, desde o ano de 1900 que a Câmara foi constituída nos faz refletir dessa forma, nós vereadores da atual legislatura, ao menos por hoje, gostaríamos de ceder as nossas cadeiras, para que o trabalho, a força e a luta dessas oito mulheres possam permanecer em evidência”, relata.

O presidente da Câmara Municipal de Coxim, Ademir Peteca, convidou à autora do projeto e vereadora Adriana Nabhan para ocupar o lugar de presidência e conduzir a sessão.

Após a convocação a vereadora Adriana Nabhan, declarou que, “É com muita honra e orgulho, que passo a conduzir essa sessão, que muito me emociona, pela representatividade das mulheres ao longo da história de Coxim”, pontua.

O prefeito municipal Edilson Magro durante o uso da palavra, pontuou que, “Hoje, um dia muito importante e um dia de muita reflexão, nós vimos aqui, o histórico da dona Celina Moreira de 1973 a 1976, em uma época muito difícil, onde ainda havia o regime militar, então eu quero na pessoa da senhora, parabenizar a todas as mulheres que estão aqui, porque nós sabemos da dificuldade que era e a senhora foi heroína, na ocasião, aceitando o desafio e defendendo este município. Mas aqui também, vemos a Dinalva, três vezes vereadora, ex-prefeita de Coxim, que importância, vemos também muitas pessoas que passaram pelo legislativo”, relata Magro.

Ainda conforme o prefeito, as mulheres estão presentes na Casa de Leis, “Hoje tem a Adriana e Marli. A Lúcia que continua trabalhando pelo nosso município. Tem a Olívia que além de vereadora, foi candidata a deputada estadual, sendo bem votada, quer dizer então que, as mulheres que arregaçaram as mangas, foram para cima e fizeram história na cidade de Coxim”, enfatiza. Finalizando o seu discurso Magro refletiu sobre a presença e a importância das mulheres na política, “E nesse momento de reflexão, é o momento de vocês que estão aqui, representando as mulheres, para nós chamarmos as mulheres, para fazerem parte e entrarem na política. Porque é muito importante as mulheres na política, hoje na Câmara são 11 homens e 2 mulheres, na política passada foi praticamente a mesma proporção, e temos que ter mulheres na política. Elas estão entrando e fazendo sucesso no mundo em geral, hoje temos três juízes, da justiça estadual e duas são mulheres e estão fazendo a diferença em nosso município. Quero parabenizar a todas as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, temos o CRAM que atende às mulheres, fazemos o acompanhamento necessário das mulheres, para que possamos dar cursos profissionalizantes para às mulheres se tornarem emponderadas”, declara.

Por fim, a vereadora e autora do projeto Adriana Nabhan, agradeceu o apoio recebido pelos colegas e pontuou a importância da solenidade, “Quero de início, agradecer aos meus colegas vereadores, dessa legislatura, que apoiaram a nossa iniciativa e estão sempre juntos no diálogo e na convivência sadia, sem vocês não seria possível esse momento, então agradeço à vocês por essa oportunidade de estarmos aqui. Hoje é uma noite especial para todas as mulheres, o seu protagonismo está aqui retratado, a nossa função é que ele aconteça diariamente em nossa sociedade em todos os seguimentos, todos nós somos sabedores do quanto a figura feminina é importante em todos os lugares, onde quer que ela esteja, ela faz a diferença, na política, precisamos motivar mais mulheres a participarem da vida pública, por isso, da iniciativa desse projeto Galeria Rosa”, diz.

O objetivo da Galeria Rosa é a criação de um espaço para resgatar, registrar e manter um acervo histórico, referente às vereadoras que ocuparam e ocupam uma cadeira no Legislativo Municipal.

Adriana Nabhan afirma em seu discurso que, “Hoje as mulheres representam a metade do eleitorado no Brasil, entretanto, elas permanecem minoria absoluta no parlamento, no Executivo, e no Judiciário. Em 124 anos de emancipação política, tivemos apenas oito mulheres representando o legislativo municipal, até a presente data. Vocês já iniciaram essa caminhada, estamos cada vez mais tentando melhorar, e é com todo esse entusiasmo que convidamos elas para participarem desse meio político. Não podemos esquecer do nosso passado, para que ele não se repita, e também valorizarmos todas aquelas mulheres que lutaram para trilhar aquele caminho que nos trouxe até aqui, agora então é nossa incumbência, seguirmos os trabalhos que elas fizeram e não guardar apenas para nós essa experiência”.

A parlamentar enfatizou ainda a necessidade de buscar conquistar e convencer a todas as outras mulheres a importância da representatividade e da luta a ser realizada com uma presença maior delas na política, “Todas temos que inspirar novas mulheres, isso compete a todos nós, todos vocês que estão aqui e todas as mulheres que exercem algum tipo de liderança, a mulher ela precisa ocupar o seu espaço, principalmente na política. Tanto se fala em representatividade, mas isso só vai acontecer se tivermos mulheres concorrendo. Os partidos devem incentivar a participação das mulheres, que as treine, capacite, dê informações, e que elas queiram estar aqui, colocando os seus nomes a disposição, e o principal, mulheres votando em mulheres. Nós precisamos mudar, quebrar o paradigma do discurso que ‘não gosto de política’, nós fazemos políticas no dia a dia, devemos dizer que não gostamos de ‘políticos ou sistemas corruptos’, mas a política ela é sã, saudável, e é a construção da nossa cidadania. Tem uma palavra que tem tomado destaque ultimamente que é a palavra ‘sororidade‘, nada mais é que mulheres se apoiando, sermos como irmãs, sempre respeitando a nossa individualidade, questões partidárias, mas sempre defendendo juntas as mesmas causas. Juntas a nossa voz vai ecoar mais longe, com empatia e amor, menos competição e julgamento, pois queremos a mesma coisa. Não precisamos deixar de ser mulher para sermos políticas, não precisamos abrir mão das funções de mulher que já são muitas, não precisamos agir como os homens pois somos frágeis, sensíveis sim, mas também somos fortes e corajosas, precisamos ter posições firmes para enfrentar os preconceitos e o machismo estrutural que está imposto, meu sentimento hoje é de gratidão, por trilhar esse caminho que faço com muito amor e dedicação, e a certeza de que junto com vocês, estamos plantando novas sementes de futuras líderes da nossa sociedade, agradeço a minha família e a todos pelo apoio de sempre”, conclui.

Fotos divulgação.

Print Friendly, PDF & Email