Fernando Collor entra na disputa pela presidência do Senado

Poder360

O ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL) está no páreo pela presidência do Senado.

O congressista foi recebido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, há poucos dias, na semana passada. É 1 nome que agrada aos bolsonaristas para o comando da Casa em 2019.

Collor é visto por integrantes por aliados de Bolsonaro como alguém que “tem energia” e que poderia realizar o sonho de alguns no governo de transição: aprovar o processo de impeachment contra 1 ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na mira bolsonarista, estão, pela ordem, os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux. Muitos bolsonaristas mais radicais querem emparedar o STF logo no início do governo em 2019.

O Poder360 apurou que são remotíssimas as chances de o Senado dar vazão a algum pedido de impeachment de ministros do STF.

Partidos nanicos estão por trás da articulação pró-Collor, hoje no PTC e que em breve deve estar de mudança para o Pros.

Pela conta dos colloridos, o grupo contará no início de janeiro com 34 senadores do mínimo de 41 necessários para eleger Collor. O número representa a metade mais 1 do total de congressistas da Casa: 81.

Tasso desagrada a bolsonaristas

Na contramão da energia citada para descrever Collor, os aliados do presidente eleito dizem que Tasso Jereissati (PSDB-CE) “não se esforça”.

Dizem eles que o tucano não tem ido atrás dos votos –até diz explicitamente que não vai pedir sair pedindo o apoio de colegas. Faltaria ao senador “disposição e energia”, atributos demonstrados pelo ex-presidente Collor, na opinião de bolsonaristas que falaram ao Poder360 em reserva.

Print Friendly, PDF & Email