Encontro define que ministro do Meio Ambiente viabilize recuperação do Rio Taquari

Dinheiro para recuperação saíra do caixa da União

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles firmaram compromisso nesta sexta-feira (25) de que ficará sob responsabilidade do ministério, buscar e viabilizar a recuperação da Bacia do Rio Taquari. Para que isso seja possível, será utilizado parte dos R$ 6 bilhões que estão no caixa da União, referente a dívidas de crimes ambientais.

Na reunião, além do ministro da pasta e do governador do estado de MS, estavam o secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia e o secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, Gilson Machado Guimarães Neto.

“Queremos o projeto definitivo para recuperação de um dos maiores desastres ambientais do Brasil, que é o assoreamento do Taquari. Tenho certeza que teremos andamento produtivo de ações e parcerias”, afirmou Reinaldo.

No ano passado, foi apresentado para à pasta, alguns projetos de recuperação e, segundo o ministério, é aproveitar e publicar um edital de programa que fará a recuperação da bacia.

O texto vai prever, entre outras coisas, linhas de crédito subsidiadas aos produtores afetados pela degradação ambiental, garantindo além da recuperação ambiental, a reparação social e a parte econômica.

Print Friendly, PDF & Email