Empunhando bandeira brasileira, médicos cubanos recebem homenagem da Câmara

Médicos e Médicas de Cuba, que atuaram no Programa Mais Médicos no município de Coxim foram homenageados pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (27). Segurando a bandeira do Brasil, os profissionais Lomberto Ariel Romeu Valle e Yusmila Suarez Hugo receberam as honrarias do vereador Abilio Vaneli (PT).

Os estrangeiros, que atuavam nas Unidades de Saúde da Santa Maria e Totó Araujo, devem deixar o país até o inicio de dezembro por conta da decisão tomada pelo governo de Cuba, que anunciou a saída do país do programa Mais Médicos após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) consideradas como “depreciativas e ameaçadoras”.

Os profissionais Yissel Aguila González, Luis Alberto Cespedes Laurencio e Rolando Bueno Barceló, que atuavam em outras Unidades de Saúde do município, mas que já deixaram o país, também foram contemplados pelas Moções propostas por Vaneli e pelo presidente da Câmara, Vladimir Ferreira (PT).

A partir de agora, Coxim e os demais municípios brasileiros que contavam com esses profissionais fazem as contas e tentam reorganizar o sistema de atendimento à população.

Print Friendly, PDF & Email