*Em meio à pandemia Câmara vota projeto que altera regra de eleição da Mesa*

Foto divulgação

Projeto proíbe reeleição de mesa diretora e foi aprovado em primeira votação.

Nesta quinta-feira (10) os vereadores de Coxim debateram e aprovaram, em primeira votação, o projeto de emenda à Lei Orgânica do município de Coxim, projeto 001/2021, que altera a redação do artigo 41 da Lei Orgânica.

O projeto em questão, em forma de emenda à Lei Orgânica do Município, foi elaborado por um grupo de vereadores e contou com a aprovação de 10 parlamentares e 3 votos contra a mudança.

Acontece que o Projeto causou um demorado debate entre os vereadores, que durou mais de duas horas em momento inadequado e sem necessidade de uma urgência como foi colocado.

Os vereadores Abilio Vaneli, Professora Marly Nogueira e Carlos Henrique, questionaram o motivo da pressa em votar esse Projeto, sem necessidade neste momento e votaram contra.

Marly Nogueira disse que queria estar discutindo outros projetos, projetos que atendesse melhor a saúde, que colocasse comida na mesa do povo e não discutindo projeto de eleição de Mesa que acontecerá daqui há um ano em meio e que era preciso deixar as vaidades de lado.

O vereador Abilio Vaneli, justificou o seu voto contra, dizendo que o Projeto não preenchia os requisitos previstos no Regimento Interno da Câmara e que a mudança seria apenas “para cumprir um acordo político”, chegando a não ter justificativa, sendo totalmente inoportuno discutir e votar o projeto no meio de uma pandemia.

O vereador também questionou a mudança repentina de posicionamento de dois vereadores que tinham retirado a assinatura do projeto e depois voltaram atrás.

A matéria veda a reeleição da Mesa Diretora para o mesmo cargo, dentro da mesma legislatura, ou seja, os integrantes da Mesa Diretora eleitos para um biênio não poderiam concorrer ao mesmo cargo ocupado nas eleições do biênio seguinte e deverá ser submetido à nova votação nos próximos dias para entrar em vigor.

Print Friendly, PDF & Email