Em Brasília, Aluizio e Franciel solicitam recursos para o Hospital Regional

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, estiveram na quarta-feira (19 de dezembro) em agenda na capital federal com o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e com assessores do senador da república Waldemir Moka.

 

Na pauta, solicitações de recursos para a Saúde do município, em especial do Hospital Regional de Coxim, quanto ao pagamento do 13º salário dos funcionários e para o custeio dos programas da unidade.

 

Desde a fundação do Hospital, em 2010, até 2014, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pagava o décimo terceiro salário dos colaboradores do Hospital Regional de Coxim.

 

A partir de 2015, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul deixou de pagar, tendo então a Fundação Estatal de Saúde do Pantanal e o Município a assumirem o desafio de anualmente captar recursos da União, na modalidade fundo a fundo, para garantir esses pagamentos.

 

O ministro Marun se comprometeu, em vídeo, a providenciar um auxílio emergencial: “Nosso governo está encerrando mas atenderemos o município com recursos da ordem de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão para o Hospital Regional e um ônibus escolar novo para o transporte das crianças de nossa querida Coxim”.

 

Aumento de programas e atendimentos

 

O prefeito Aluizio agradeceu a atenção do ministro e do senador, justificando: “Ao longo dos anos, com o aumento de programas e atendimentos, o Hospital Regional de Coxim hoje tem o desafio de buscar aumentar o financiamento dos repasses para manter a qualidade dos serviços”.

 

O Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura da Silva é uma unidade de saúde referencial para região Norte de Mato Grosso do Sul, com 65 leitos e 245 colaboradores, atendendo uma média de 4 mil pessoas por mês somente no pronto-socorro, urgência e emergência 24 horas.

 

Oferece ainda atendimento de sobreaviso de pediatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, além de tomografia computadorizada, eletrocardiograma, exames laboratoriais, hemodiálise e mutirão de cirurgias ortopédicas.

 

A hemodiálise do Hospital Regional de Coxim atende, atualmente, 55 pacientes divididos em quatro grupos, nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sábado.

 

Os recursos do Hospital Regional são advindos dos governos estadual e federal, além de seis municípios da Região Norte de MS, incluindo Coxim.

Print Friendly, PDF & Email