Dia da Consciência Negra é lembrada pelo vereador Vladimir Ferreira

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

Vereador Vladimir Ferreira destaca importância do Dia da Consciência Negra

Na sessão de terça-feira (19/11), o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Vladimir Ferreira, usou a tribuna para falar sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20/11). Ele lembrou que a data marca a morte de um dos símbolos da resistência negra no Brasil: o Zumbi dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1600 e resistiu por quase um século, tombando apenas em 1695, quando da morte de Zumbi, seu último grande líder, aos 40 anos. Ele foi caçado, preso e decapitado, tendo a cabeça exposta em praça pública.

Vladimir frisou que a abolição da escravatura veio apenas 193 anos depois, em 1888. Porém, segundo ele, em nenhum momento houve reconhecimento quanto a dívida que o estado brasileiro tem com a população oriunda do continente africano. Conforme o vereador, o Brasil ainda é um país amplamente desigual e discriminatório, onde o racismo é uma realidade.

Segundo Vereador, é preciso lembrar toda a contribuição que os povos advindos da África deram para a construção do nosso país, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural.

Assessoria CMC/IntegraçãoMS

Print Friendly, PDF & Email
HIPER