Deputado Cabo Almi reivindica pagamento de emendas parlamentares

Ana Maria Assis   Foto: Luciana Nassar

O deputado Cabo Almi (PT), na sessão de hoje (03) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), usou a tribuna para cobrar o Governo do Estado sobre o pagamento das emendas parlamentares do ano de 2018. As emendas parlamentares são recursos destinados para a melhoria de ações e infraestrutura nos setores de Saúde, Educação, Segurança Pública, Esporte e Lazer. Cada deputado pode propor a destinação de R$ 1,5 milhão em emendas.

Para o deputado Cabo Almi (PT), o pagamento deve ser feito com urgência. “Estamos em 2019 e as emendas parlamentares de 2017 ainda não foram pagas completamente. As emendas parlamentares de 2018 simplesmente sumiram. E a população está precisando de atendimento de saúde e educação. É nossa obrigação trazer na prática esses problemas da população, e exigirmos uma solução”, afirmou o parlamentar.

O deputado Marçal Filho (PSDB) comentou sobre a importância das emendas parlamentares para a população. “As emendas parlamentares deveriam, inclusive, ser ampliadas. São os deputados e vereadores que têm contato direto com as pessoas e sabem das demandas da população”, disse o parlamentar. Ao responder, Cabo Almi afirmou que a fala de Marçal “não é uma utopia, mas sim uma necessidade”.

Outras reivindicações ao governo

Na tribuna, Cabo Almi também relatou ser necessária manutenção de duas estradas: a MS 436, que liga os municípios de Camapuã e Figueirão, além da MS 276. “Há grande dificuldade em transitar entre Camapuã e Figueirão, mesmo com pouco trânsito”, afirmou o deputado. Sobre a MS 276, Cabo Almi disse que está em “péssimo estado” e que “não soube de manifestação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), tampouco do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a respeito da situação”.

O deputado Cabo Almi mencionou, ainda, a necessidade de obras nas pontes do Assentamento Canaã, em Bodoquena-MS,  além da ponte do Rio Coxim. “A população reclama e a nossa obrigação, enquanto representante do povo, é não engavetar o pedido. Não podemos fingir que não ouvimos quem nos elegeu”, disse o deputado pedindo pronunciamento do governo sobre o assunto.

Barbosinha afirmou que levará as reivindicações ao governador

Líder do governo, o deputado Barbosinha (DEM), agradeceu as palavras do deputado Cabo Almi e afirmou que irá levar todas as reivindicações ao governo do Estado. “Quanto às rodovias e as demais reivindicações, levarei todas ao governador. Já quanto às emendas parlamentares, é um desejo de todos nós. Embora haja uma situação difícil orçamentária, acreditamos que ainda nesse semestre teremos uma resposta”, disse o deputado.

O parlamentar, na oportunidade, comentou a negociação sobre a contratação de médicos legistas, reivindicação apresentada na Casa de Leis na última quinta-feira (28 de março), na fala da vereadora Fabrízia Tinoco (PRB) de Bela Vista.  O deputado Barbosinha apresentou ao governador Reinaldo Azambuja reivindicação escrita, assinada também por Jamilson Name (PDT) e Cabo Almi (PT), pedindo pela urgente contratação de médicos legistas.

“Em relação aos médicos legistas, tema reivindicado na semana passada, levei até o governador o nosso requerimento e recebi a informação de que foi autorizada a contratação emergencial desses profissionais para atuação no interior do estado”, afirmou Barbosinha.

Print Friendly, PDF & Email