*Coxim está bloqueado há 12 anos no Ministério da Educação segundo William Meira*

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

Por Hugo Crippa/foto

Em Brasília, William avança negociações para desbloquear Plano de Ações Articuladas da Educação

O vereador e presidente da Câmara de Coxim, William Meira (PSDB), cumpriu extensa agenda de trabalho em Brasília (DF), entre os dias 19 e 22 de outubro, e durante estadia na capital federal não poupou forças para tentar, mais uma vez, destravar o Plano de Ações Articuladas da Educação, o PAR.

“Coxim está há 12 anos com o Plano de Ações Articuladas bloqueado, não podendo receber investimentos do Governo Federal para programar ações de infraestrutura, o que significa que não podemos receber investimento para construir um Centro de Educação Infantil, uma quadra coberta e assim por diante”, disse o vereador na sessão ordinária desta segunda-feira (25/10).

As ações fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) que está no quarto ciclo (2021-2024) e requer o cadastramento de iniciativas no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) para avaliação do Ministério da Educação (MEC) e posterior liberação de recursos.

“Nós fizemos uma visita ao Ministério da Educação, falamos com o Secretário de Educação Básica, o Senhor

Mauro Luiz Rabelo, que nos recebeu de uma forma muito educada e lá tratamos sobre planejamento da educação. Muitas informações do nosso diagnóstico estão corretas e outras precisam melhorar, então nós faremos uma força tarefa em conjunto com os vereadores desta Casa de Leis e com a Secretaria Municipal de Educação”, explicou.

Segundo William, o próximo passo após o desbloqueio do PAR é a construção de um novo Centro de Educação infantil em Coxim. O qual o vereador articula diretamente com a Deputada Federal Rose Modesto (PSDB) e Ministério da Educação.

“O prefeito Edilson Magro e a secretária Marcia Gonzalez, juntamente com o Bryan Leonardo Marques, estão trabalhando intensamente para desbloquear o PAR de Coxim e tem tudo para dar certo, e se não der certo, infelizmente vamos condenar os próximos quatro anos da Educação coxinense”, completou vereador Wiliam Meira.

Entenda como funciona o Plano de Ações Articuladas:

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os estados e municípios elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

O PAR possui quatro dimensões: gestão educacional, formação de profissionais da educação, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos.

O primeiro ciclo ocorreu entre 2007 e 2010, o segundo entre 2011 e 2014, o terceiro entre 2016 e 2020 e o quarto ciclo ocorre de 2021 a 2024.

SAIBA MAIS – William Meira pede ação rápida para destravar Plano de Ações Articuladas da Educação

Print Friendly, PDF & Email
HIPER