Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18 de novembro) em todo o país, inclusive em Coxim. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa. Na primeira etapa foram vacinados bebês e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

Os sintomas são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

Os casos de sarampo no estado de São Paulo chegaram a 10.620 neste ano, de acordo com balanço da Secretaria da Saúde estadual. Cerca de 56,6% do total de casos se concentram na capital. Treze pessoas morreram em decorrência de complicações pela doença.

 

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, pede as pessoas desta faixa etária que dirijam-se às unidades de saúde com as cadernetas de vacinação para saber se já estão imunizadas ou não.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Fonte: Fabio Pellegrini, com informações da Agência Brasil

Print Friendly, PDF & Email
HIPER