Bons resultados da Sanesul estão alinhados a meta de ser uma das melhores do país

Para o diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, os bons números colocam a companhia num patamar de destaque em nível nacional.

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) completou 43 anos recentemente e ainda festeja os bons resultados obtidos em 2021, quando se firmou como uma das melhores companhias de saneamento do país, ao mesmo tempo em que se prepara para colocar em prática novas ações e seguir em frente em torno do cumprimento de sua meta que é a universalização do esgotamento sanitário, além de manter o abastecimento de água nas cidades onde opera.

Para o diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, os bons números colocam a companhia num patamar de destaque em nível nacional, no momento em que o novo marco legal do saneamento exige adequações e comprovação da capacidade econômico-financeiras das empresas.

Walter Carneiro Júnior atesta que a Sanesul tem liquidez consolidada, com números muito favoráveis, o que permite novos planejamentos visando manter os investimentos nos 68 municípios nos quais mantém a concessão dos serviços públicos de água e esgoto.

“Nossa empresa tem liquidez consolidada, com números muito favoráveis. Quando você tem um Ebtida de mais de 30%, e um balanço que apresenta lucro liquido acima de 15% de sua receita, o mercado passa a respeitar e abrir novas oportunidades de inovação no nosso plano de negócios”, pontua o dirigente.

Ebitda é um dos indicadores financeiros usados para medir os resultados de uma empresa. Ele contempla a quantidade de recursos que a empresa gera apenas em suas atividades principais, sem contar a rentabilidade de investimentos ou descontos de impostos.

O dirigente ressalta outra questão importante do ponto de vista da gestão, observando que a Sanesul trouxe também várias inovações na área de contratos de performance, começando por Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, onde já está implantado.

Ele disse que o próximo passo é adotar essa prática na cidade de Ponta Porã ainda este mês, e em Corumbá, no primeiro trimestre de 2022.

“O que é esse contrato de performance?  é você trazer o privado para fazer investimento no seu sistema de água, garantindo melhor gestão, mais eficiência, combate a perda, eficiência energética, setorização e macromedição, para ter melhores resultados. Então, você enfrenta a gestão, traz a expertise de quem estar no setor há muito tempo, também com inovações. Isso reflete diretamente no fluxo de caixa da empresa. Nossos bons números poderão ser conhecidos agora em abril quando da publicação de nosso balanço”, acrescentou.

Investimentos

A Sanesul retoma os investimentos na segunda quinzena de fevereiro, dando sequência ao calendário de visitas em outras regiões de Mato Grosso do Sul.

Até agora, 44 cidades receberam a Rota do Saneamento,  que  realizou uma série de investimentos em obras e melhorias ao longo do ano passado, beneficiando a população dos municípios onde estão suas operações.

A ideia agora é que cerca de 20 cidades sejam visitadas dentro do cronograma de entrega de obras fixado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Segundo o dirigente, existem muitas obras de esgoto que são de responsabilidade da Sanesul que estão bem próximos da universalização.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem mais de 55% da área de cobertura de esgoto, o que coloca o estado numa posição privilegiada no cumprimento do novo marco legal do saneamento no país.

Para o secretário Eduardo Riedel, não há como se falar em saúde, cidadania e dignidade sem a pessoa ter à frente da casa uma rede coletora de esgoto e é isso que o governo do Estado está fazendo, promovendo mais qualidade de vida para a população de Mato Grosso do Sul.

Print Friendly, PDF & Email