Barreiras sanitárias retornam nas rodovias nesta quinta-feira

A fiscalização nas entradas do município estava suspensa desde julho de 2020

Bruna Pasche

As barreiras sanitárias instaladas nas entradas de Campo Grande durante todo ano passado, retornam nesta quinta-feira (11). A Prefeitura divulgou hoje (9), que a medida serve para identificação de pacientes suspeitos de Covid-19, nas entradas da cidade.

As barreiras serão instaladas em seis locais: saídas da Avenida Três Barras e para as cidades de São Paulo, Três Lagoas, Sidrolândia, Cuiabá e Corumbá. Todos os motoristas e passageiros dos veículos que entrarem na cidade por estes pontos, passarão por triagem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

“No total serão de 10 a 15 pessoas por barreira a cada turno, que tem duração de seis horas. Essas pessoas farão uma triagem prévia, medindo temperatura de cada uma das pessoas no veículo, questionando sobre a presença de sintomas da Covid-19 nos dias anteriores à viagem e dando orientações sobre como evitar a contaminação pelo vírus e, se necessário, também será feita a testagem dos casos suspeitos”, informa a superintendente de vigilância em saúde da Sesau, Veruska Lahdo.

Para o secretário de saúde, o apoio das demais pastas é essencial para um trabalho efetivo. “Estamos retomando diversas medidas restritivas na cidade, e essa está sendo possível graças a Segov, Sisep e Semadur, que fornecerão materiais e pessoal para funcionamento das barreiras”.

As atividades haviam sido encerradas no dia 6 de julho do ano passado. Na época, o último mês registrou Mais de 66 mil veículos e 131 mil pessoas abordadas. De 486 pessoas que apresentarem ou relataram sintomas recentes, como febre, dor de cabeça e coriza, 287 pessoas submetidas ao teste rápido, sendo 238 com resultado negativo e 49 positivo (IgG ou IgM).

As barreiras voltam como medida de prevenção na tentativa de conter o avanço do Coronavírus, na Capital e Estado.

Mato Grosso do Sul continua batendo recordes de intenções. Nesta terça-feira (9), bateu mais um de internações, 725 pessoas hospitalizadas. Até ontem eram 724.

O Estado já tem 189.155 confirmações de Covid-19, desde o início da pandemia. As mortes já contabilizam em 3.491. Recuperados já somam 175.429. Nas últimas 24 horas, foram registrados 22 mortes e 888 casos.

De ontem para hoje, Campo Grande registrou 258 novos casos.

Print Friendly, PDF & Email