Azambuja: “Temos pressa em parar de perder vidas e recuperar empregos”

Governador disse que vacinação começará imediatamente após recebimento das doses

Eduardo Miranda, Glaucea Vaccari

A aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi comemorada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Entendo que não há nenhuma outra tarefa mais urgente do que esta: imunizar o mais rápido possível toda a população para a retomada da economia e, principalmente, para salvar vidas!”, disse Azambuja.

Para agilizar o processo e iniciar a imunização, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, embarcou hoje para São Paulo, em avião do governo do Estado, buscar as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

“Já temos a logística construída para que a vacinação em nosso estado se inicie imediatamente após o recebimento das doses da vacina e distribuição aos 79 municípios, pois temos pressa em parar de perder vidas, reduzir os riscos de comprometimento grave do sistema de saúde e recuperar os empregos”, finalizou o governador.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a distribuição das doses começa a ser feita amanhã, às 7h, para todos os estados do Brasil.

Campanha nacional de imunização contra a Covid começa na quarta-feira (20), às 10h, simultaneamente em todo o País.

O fracionamento para cada estado começou a ser feito logo após a aprovação da Anvisa, pelo departamento logístico do Ministério da Saúde.

Às 7h desta segunda-feira, será feita uma entrega simbólica aos estados e, na sequência, a Força Aérea Brasileira (FAB) inicia a distribuição às unidades da federação, que serão responsáveis pela logística de enviar os imunizantes aos seus municípios.

Conforme Resende, ainda não se sabe o horário em que as doses chegam ao Estado, mas a distribuição será feita para todos os municípios em tempo recorde.

“Quero reforçar que Mato Grosso do Sul já está preparado para receber e distribuir aos municípios todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, em no máximo 48 horas, a partir do momento em que as vacinas tocarem o solo do nosso estado”, disse Resende, em publicação nas redes sociais.

Plano de vacinação foi elaborado por cada estado e pactuado junto ao Ministério da Saúde.

Em Mato Grosso do Sul, plano, divulgado no sábado, prevê três fases da campanha, com estimativa de imunizar 890.623 pessoas.

Na primeira fase serão contemplados: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (como asilos e instituições psiquiátricas), população indígena e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Na segunda, serão imunizadas pessoas acima dos 60 anos e, na terceira fase, serão priorizadas pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

Print Friendly, PDF & Email