Aprovado piso salarial dos agentes comunitários de saúde

O texto prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimo (equivalente a R$ 2.424) para estes profissionais.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) comemorou a aprovação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A PEC 9/2022 foi aprovada na quarta-feira (4) na Comissão de Constituição, Justiça, pela manhã, e no Plenário do Senado, à noite.

O texto prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimo (equivalente a R$ 2.424) para estes profissionais.

A mudança constitucional também garante adicional de insalubridade e aposentadoria especial à categoria. O texto passou exatos 11 anos tramitando no Congresso Nacional.

Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de todo o País estiveram no Senado hoje. Logo após a aprovação do texto na CCJ, a senadora Simone Tebet conversou com alguns representantes da categoria e disse que o Congresso “devolvia a dedicação destes profissionais em forma de valorização”.

“Eles são os verdadeiros sacerdotes do amor, da fé, da solidariedade, entram na casa dos brasileiros. Não apenas para dizer que a vacina está atrasada, que uma criança está com desnutrição, se estamos diante de uma pandemia de zika ou de dengue, mas porque, como eles moram na comunidade, eles se envolvem, riem, choram, ajudam as famílias, num ato de solidariedade. Agora é hora de devolver esse amor em forma de valorização”, disse.

Em Plenário, Simone relembrou sua história como prefeita e agradeceu aos agentes comunitários, fundamentais para a promoção da saúde pública brasileira.

“Hoje é um dia em que posso dizer: eu vim para Brasília e fiz a diferença. Conheço na pele, como prefeita do interior que fui, o quanto são valorosos os agentes comunitários de saúde, os agentes de combate às endemias. Mais do que uma profissão é um sacerdócio”.

Print Friendly, PDF & Email