*Análise: 10 motivos para a alta de casos de Coronavírus em Coxim*

O aumento descontrolado dos casos de Coronavírus em Coxim é resultado de uma mistura de falta de vontade política, má gestão e acordos políticos de parte do Executivo Municipal que teria um compromisso de campanha com apoiadores de não fazer Lookdown.

1 – A atual gestão mesmo antes de tomar posse já se mostrava despreocupada com a pandemia. O prefeito Magro e seus asseclas contraíram Covid na comemoração do resultado das eleições municipais, posteriormente um secretário e outros cargos de confiança também contraíram o vírus.

2 – Alguns foram contaminados por segunda vez. Não fecharam suas empresas e não isolaram os funcionários como determinam as autoridades sanitárias.

3 – Desde o início da gestão, o Prefeito e seus secretários participaram de vários eventos com aglomerações e entrevistas em rádios (ambientes fechados) sem o uso adequado de máscaras. No mínimo um por semana.

4 – Fim do serviço de Tele Enfermeiros que monitorava cada caso suspeito e cada caso positivo de covid. Corte de gratificações aos servidores durante a pandemia. Após várias reclamações somente a equipe da UTI passou a receber gratificação.

5 – Retiraram direitos dos profissionais da enfermagem para compensar o super salário do diretor do Hospital Regional de Coxim e a criação do cargo de assessor da direção. Para piorar, o Hospital ficou sem profissionais com experiência na UTI e na ala de isolamento, tendo que pôr técnicos sem treinamento nesses setores.

6 – O Centro de Atendimento de Atenção Primária a Covid (Tenda Covid) que era anexo ao Hospital foi transferida para a Poliesportiva. Com isso, misturaram o atendimento dos pacientes do Pronto Socorro com os suspeitos de covid, potencializando a contaminação e expondo pacientes de outras doenças ao risco de contrair covid.

7 – Não se tem notícias da existência um Plano ou Programa Municipal de Educação Sanitária ou Enfrentamento a Pandemia do Covid.

8 – Quando vai a público a autoridade máxima do município diz que a culpa é da população e posa para fotos sem máscaras em diversas situações. Não se viu nem foram divulgadas ações de fiscalização e orientação preventiva em filas e nos comércios em 2021.

9 – Não se tem registro no Diário Oficial de nenhum auto de infração sanitária, em 2021, seja por descumprimento de regras restritivas ou do toque de recolher.

10 – Comunicação fraca e decretos vazios, eximindo o Município de responsabilidades, sempre jogando a culpa para o Governo do Estado e para a população. Muito bla bla bla e pouca ação.

As autoridades legislativas e judiciárias devem atentar a omissão e a falta de planejamento do Executivo Municipal para o enfrentamento da pandemia, o que é evidenciado pela escalada dos números nas últimas semanas. Cremos em Deus e oramos a ele para que esses números não se transformem em óbitos.

foto divulgação

Assinado: O Eleitor Arrependido

Print Friendly, PDF & Email