“Amor de Mãe” reestreia após quase um ano fora do ar por conta da pandemia

Os primeiros capítulos serão para relembrar as histórias dos personagens

Caroline Borges/TV Press

Planejamento é fundamental na realização de uma novela. Antes da estreia do primeiro capítulo, equipe e elenco já estão envolvidos com o projeto há meses.

No total, um folhetim pode ocupar mais de um ano na vida de atores e direção. “Amor de Mãe”, no entanto, subverteu qualquer lógica já existente na tevê.

Em março do ano passado, a trama de Manuela Dias foi suspensa e teve as atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus, derrubando qualquer planejamento prévio ou futuro.

As gravações foram retomadas seguindo todos os protocolos sanitários, o que reduziu bastante o ritmo da produção.

Em novembro, finalmente, as gravações foram concluídas e no dia 1º de março, depois de quase um ano fora do ar, a produção dirigida por José Luiz Villamarim reestreia.

Durante duas semanas, os capítulos que relembram as histórias dos personagens vão ao ar antes da reta final de “A Força do Querer” e, a partir do dia 15, o enredo inédito ocupará a faixa integralmente.

Quando a novela foi interrompida, fiquei preocupada com o mundo, com tudo que estava acontecendo com a humanidade. A preocupação com a novela veio depois. Uma história sem fim é uma história que nunca existiu. Em alguns momentos pensei: ‘será que vai dar para voltar?’. Tem todo um custo, né? Uma cidade cenográfica envelhece, ela foi projetada para durar o tempo normal de uma novela. ‘Amor de Mãe’ durou quase três vezes uma trama normal”, afirma Manuela.

A trama de “Amor de Mãe” fechará com 125 capítulos, sendo o folhetim mais curto dos últimos anos.

A nova fase do enredo contará com apenas 23 capítulos inéditos.

A novela retoma a busca incessante de Lurdes, papel de Regina Casé, por Domênico, vivido por Chay Suede.

O que ela não imagina é que o filho perdido está muito perto.

Thelma, de Adriana Esteves, já sabe que foi ela quem criou o menino da melhor amiga com o nome de Danilo.

Apesar da amizade das duas, não será tão simples resolver essa situação. Thelma não vai medir esforços para que esse segredo jamais seja descoberto.

Eu fico sempre me controlando para não dar spoiler. Mas a Carminha (personagem de Adriana Esteves em ‘Avenida Brasil’), perto da Thelma, é uma fofa”, brinca Regina Casé, que seguiu todos os protocolos de segurança no combate à Covid-19 durante a retomada dos trabalhos.

Me senti segura o tempo todo e muito bem cuidada. Por ser a mais velha do núcleo, havia uma preocupação de todos muito grande comigo. Mas acho que eu era a que mais me jogava, mas sem imprudência. A Lurdes é uma personagem muito arrebatadora, eu estava com aquilo tudo guardado e não conseguia puxar o freio de mão”, completa.

Vivendo uma situação completamente inédita, Jéssica Ellen, que vive a jovem professora Camila, confessa que teve dificuldades para reviver a personagem após uma pausa de quase seis meses.

Na nova fase, por conta da pandemia, Camila passa a dar aulas “online”.

Quando voltamos, foi um turbilhão de emoções. O figurino e o cenário da Camila me ajudaram muito e o retorno e a adaptação aconteceram de uma maneira bem natural. Acredito que tenha sido fácil reconectar porque nossos personagens já estavam todos bem definidos”, aponta Jéssica.

Uma das medidas do protocolo de segurança exigia o confinamento dos atores em um hotel no Rio de Janeiro para a gravação de cenas com beijos e abrações.

Thiago Martins, que interpreta Ryan, ficou um período “quarentenado” para realizar cenas com aproximação.

Acho que ‘Amor de Mãe’ foi a novela que eu mais me diverti fazendo. Mas a pandemia chegou e desconstruiu isso. Voltar foi como uma luz no fim do túnel. Todos nós – elenco, produção, equipe técnica – fomos muito bem cuidados em todas as etapas”, afirma.

Apesar das constantes rodadas de testes e a quarentena para alguns atores do elenco, os beijos e abraços nos bastidores eram bastante regrados.

Humberto Carrão, o Sandro, precisou se adaptar ao famigerado distanciamento social.

Passamos meses loucos para nos reencontrar, nos abraçarmos e nos tocarmos. Não podíamos. Esta é uma novela carregada de encontros e afetos e a gente soube mostrar muito bem como se relacionar e se abraçar, mesmo sem poder. Fazíamos planos para assistir ao último capítulo em uma festa, porque imaginávamos que as coisas estariam melhores”, lamenta.

Dura realidade

Quando soube da paralisação dos trabalhos, Manuela Dias percebeu que estava diante de uma situação inédita.

Inicialmente, a autora não planejava inserir a Covid-19 na trama, mas, com o prolongamento da pandemia, a ideia não se sustentou.

Comecei a pensar como cada personagem reagiria a essa nova realidade a que todos nós estávamos sendo submetidos. E eles, assim como nós, vão se adaptando à pandemia. A gente continua tentando realizar nossos sonhos pessoais e a Lurdes também: ela continua buscando os meios para encontrar Domênico. É um momento em que é preciso ter muita força e isso acontece na dramaturgia também”, defende Manuela.

Ao lado dos diretores José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington e do autor Silvio de Abreu, Manuela começou a participar das reuniões para a criação do protocolo de segurança para a retomada das gravações.

Ao longo dos meses, o cronograma foi se modificando de acordo com o avanço do vírus pelo país.

O protocolo era algo super vivo como o vírus. Fui vendo como poderia ajudar ao protocolo. Sabia que teria certas ilhas de convívio e não iria misturar personagens. Foi uma operação de guerra”, relembra.

A principal preocupação da autora era como abordar a busca de Lurdes pelo filho durante o período de isolamento social.

A Lurdes é um exemplo. Como eu iria fazer com que ela procurasse o Domênico e não furasse a quarentena? Tive de sublinhar muitas vezes que o que ela fazia era errado. Sou totalmente pró todos os cuidados. Estamos passando por um momento muito grave”, alerta.

Quem é quem?

Núcleo Lurdes

Lurdes (Regina Casé) é de Malaquitas, cidade fictícia no Rio Grande do Norte. Deu à luz quatro filhos: Magno (João Guilherme Fonseca/ Juliano Cazarré), Ryan (Pietro Buonnafina/ Thiago Martins), Domênico (Eros Lazari quando criança) e Érica (Nanda Costa).

Há 26 anos, enquanto Lurdes estava na maternidade em trabalho de parto de Érica, Jandir (Daniel Ribeiro), seu marido e pai das crianças, vendeu Domênico aos dois anos para uma traficante de crianças do Rio de Janeiro.

Quando Lurdes descobriu o que aconteceu, saiu da cidade com os três filhos e, no caminho, encontrou uma criança recém-nascida abandonada na estrada.

Foi assim que Camila (Jéssica Ellen) entrou para a família. No Rio de Janeiro, Lurdes criou um lar harmônico apesar de todas as dificuldades pelas quais a família passou.

É uma mulher batalhadora que ama os filhos incondicionalmente. Mesmo depois de tantos anos sem notícias, Lurdes não desiste de encontrar Domênico.

Núcleo Thelma

Thelma (Adriana Esteves) é viúva há mais de 20 anos e desde então vive exclusivamente para o filho, Danilo (Chay Suede), mesmo ele já sendo adulto.

Ela administra o restaurante português da família e preza por ser um lugar tradicional.

O irmão e sócio, Sinésio (Julio Andrade), quer vender o restaurante, mas ela não aceita se desfazer de um bem construído por seu avô.

Ao passar mal na rua e ser socorrida por Lurdes (Regina Casé), que a leva a um hospital e se torna sua grande confidente, Thelma descobre que tem um aneurisma inoperável.

Ela não conta da doença para o filho e resolve listar seus últimos desejos e correr contra o tempo para realizá-los.

Núcleo Vitória

Advogada bem-sucedida e obcecada por trabalho, Vitória (Taís Araújo) defende políticos e empresários de ética duvidosa.

Casada com Paulo (Fabrício Boliveira), perdeu, no passado, um bebê aos seis meses de gestação.

Como não conseguiu mais engravidar, tem o desejo de ser mãe como meta de vida.

A busca pela sonhada gravidez acaba atrapalhando o seu casamento. J

á separada, realiza o desejo de ser mãe ao adotar Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues).

Mas a vida lhe traz mais uma surpresa. Depois de uma noite casual com um homem que mal conhece, Davi (Vladimir Brichta), Vitória descobre estar grávida. Contrata Lurdes (Regina Casé) para trabalhar em sua casa como babá.

Núcleo Álvaro/ PWA

Empresário no ramo do plástico, Álvaro (Irandhir Santos) é dono da PWA, uma empresa em expansão.

Tem como meta comprar boa parte dos imóveis do Bairro do Passeio para aumentar a capacidade de sua empresa, incluindo aí o terreno do restaurante de Thelma (Adriana Esteves) e a escola onde Camila (Jéssica Ellen) é professora.

Faz qualquer coisa para conseguir o que quer. Conta com a habilidade de Vitória como sua advogada.

Álvaro namora Verena (Maria) e os dois construíram uma relação leve e muito harmoniosa. É amigo de Raul (Murilo Benício) e negocia com ele a parceria nos negócios.

Núcleo Raul

Empresário importante na cidade, Raul (Murilo Benício) é casado com Lídia (Malu Galli) e pai de Vinícius (Antonio Benício), que estuda fora do país.

Tem um caso extraconjugal com Estela (Letícia Lima), piloto de seu avião particular.

Ele se apaixona por Érica (Nanda Costa), quando a jovem é contratada por Lídia para ser sua maquiadora particular.

O interesse é recíproco, mas Érica deixa bem claro que não se envolve com homem casado.

Encantado com a atitude da jovem e com seu jeito autêntico, Raul se separa e assume o relacionamento com Érica deixando Lídia e Estela totalmente abaladas e com sede de vingança.

 

Print Friendly, PDF & Email