Aluizio prestigia lançamento da obra da sede da Defensoria Pública de Coxim

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, participou desta segunda-feira (18) da solenidade de lançamento da pedra fundamental da sede da Defensoria Pública de Coxim, na esquina da avenida Mato Grosso do Sul com Rua Barão do Rio Branco.

Ele estava acompanhado do defensor público-geral do Estado, Luciano Montali, do defensor público Cristiano Ronchi Lobo, do ex-deputado estadual Junior Mochi, e de autoridades da Segurança Pública, do Judiciário e do Legislativo municipal.

A obra está sendo feita em terreno de pouco mais de 1.500 metros quadrados doado pelo Município à Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, com valor de R$ 901.789,55 e prazo para conclusão previsto para novembro.

“O direito ao acesso à Justiça é fundamental para que alcancemos o estado democrático de direito, à altura que todos nós sonhamos. Em um país com tantas desigualdades, a Defensoria Pública tem um papel estratégico, garantindo às pessoas mais humildes o acesso à Justiça”, disse Aluizio.

“Agradeço pela deferência da Defensoria em priorizar nosso município. Esta obra trará mais conforto, dignidade à população e aos servidores e defensores públicos. Vai também gerar emprego, além de valorizar esta região urbana, pois já concentra o Fórum, a OAB, entre outras repartições públicas. Já efetivamos a doação de área também para o Ministério Público e para o 5º Batalhão de Polícia Militar. E essa proximidade física entre essas instituições vai otimizar as respectivas dinâmicas e gerar economia no futuro”, destacou o prefeito.

O defensor público-geral do Estado, Luciano Montali, agradeceu a parceria: “É um dia de comemoração e agradecimento pois é um sonho que passa a se concretizar. Agradeço ao prefeito Aluizio, ao ex-deputado Junior Mochi, à Câmara Municipal que chancelou a doação por parte do município para a Defensoria Pública. A população de Coxim vai ser beneficiada, os servidores, os defensores, a população vai ser recebida de forma mais digna”.

O defensor público Cristiano Ronchi Lobo fez uma breve retrospectiva da Defensoria Pública em Coxim, rememorando desde quando o órgão funcionava em uma pequena sala na dependências do Fórum, até que em 2013 mudou para um imóvel alugado (onde é atualmente), mas que, segundo ele, logo passou a ser insuficiente para atender o fluxo. Na sequência cronológica, o prefeito Aluizio se dispôs a ceder o terreno para a Defensoria e a Câmara Municipal chancelou a decisão, até que a Defensoria conseguiu recursos para licitar a execução da obra: “Para um atendimento de qualidade a essa parte da população hipossuficiente, precisamos de um prédio adequado e agora graças a todos esses parceiros conseguimos manter nossa missão de bem atender o povo”.

 

Print Friendly, PDF & Email