Agentes de endemias fazem panfletagem alertando sobre proliferação de mosquitos

Nesta sexta-feira (20 de dezembro), agentes do Centro de Controle de Vetores (CCV) da Prefeitura de Coxim foram a o cruzamento da Avenida Virginia Ferreira com a rua Afonso Costa Campos para orientar condutores e transeuntes quanto ao maior risco de proliferação do mosquito da dengue no período chuvoso.

 

Servidores do projeto de educação ambiental Educa Vetores também estiveram presentes, fantasiados de “mosquitão”, fazendo coreografias para atrair a atenção das crianças para esse problema tão sério da dengue.

 

Além de as chuvas impulsionarem a disseminação do Aedes aegypti, a falta de cuidado com água parada é um dos motivos pelos quais a doença se alastra. Um mosquito pode contaminar até 20, 30 pessoas. E uma pessoa doente pode gerar outras 10, 20 ou 30 pessoas doentes, segundo estudos.

 

Os trabalhos continuam em 2020. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, monitora os focos e o índice de infestação nos bairros, e esses dados são repassados para a Secretaria de Estado de Saúde, que define, junto com a União, as estratégias de combate aos vetores.

 

Fotos: Eduardo Bampi

Fonte: Fabio Pellegrini

Print Friendly, PDF & Email