Esporte, Esporte

Júnior Santos e Goku: saiba como a história de DragonBall inspira o artilheiro do Botafogo

Destaque alvinegro em 2024, atacante cita anime para explicar sua história de superação.

O sorriso resplandescente de Júnior Santos após a vitória do Botafogo sobre a LDU deixava claro o ótimo momento vivido pelo atacante, autor do segundo gol alvinegro no Nilton Santos. Artilheiro da Conmebol Libertadores de 2024, ele tem a história de vida marcada pela superação e cita constantemente Deus como inspiração. Nos momentos mais difíceis, o jogador contou com a força da fé e de Goku.

Sim, o personagem principal do anime DragonBall. Nem sempre mais forte que seus inimigos, Goku ficou conhecido pela resiliência e pelos fortes treinos para superar seus adversários nas lutas. Júnior Santos conta como conheceu a história.

– Quando fui para o Japão, fui tentar aprender sobre um desenho de que gostava muito, Dragon Ball Z. A primeira palavra que aprendi foi “ganbatte“, que significa “se esforce, por favor, ou se esforce mais”. A outra pessoa responde “ganbarimasu“, que é “vou me esforçar, dar meu melhor”. A cultura deles é muito disso, as coisas estão difíceis, você está prestes a parar… Mas tem que se esforçar para conseguir. Tanto que o DragonBall Z tem o Goku. Quando ele está sem forças, consegue vencer pela família, pelos amigos, pelas pessoas que ama. Foi uma coisa que eu trouxe para minha vida – disse Júnior à “TNT Sports”.

Júnior Santos jogou no Japão entre 2019 e 2021, passando por Kashiwa Reysol, Yokohoma Marinos e Sanfrecce Hiroshima.

No anime, Goku é lançado à Terra pelos pais para acabar com o planeta, mas é resgatado por um senhor e, após bater com a cabeça e se machucar gravemente, deixa a mentalidade maligna de lado e se torna bondoso com todos ao redor.

Criado na periferia de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia, Júnior Santos teve infância difícil. Superou o “tempo conturbado”, como ele diz, pelo futebol. Trabalhou de servente, ajudante de pedreiro e no futebol amador. Aos 23 anos, aceitou ir para São Paulo e tardiamente virou jogador profissional. Nas fases mais complicadas, não desistiu e recorreu ao lema: não importa o que aconteça, tudo vai ficar melhor.

O apelido Goku já pegou entre companheiros. Após a vitória sobre a LDU, Tiquinho Soares, fora da partida por uma lesão na coxa direita, publicou no Instagram uma foto de Júnior Santos vestido do personagem de DragonBall.

Nesta quinta-feira, o Botafogo publicou um vídeo do atacante ao som de “Cha-la head-cha-la”, abertura de DragonBall que ficou conhecida no Brasil. Na legenda, o clube escreveu “Super Saiyajin”, em referência ao poder que transformava Goku no anime.

Superados os momentos mais complicadas da carreira, Júnior Santos é uma das esperanças do Botafogo na luta pelo título inédito da Conmebol Libertadores. O atacante já marcou nove gols na competição este ano.

  • Ge.com
Compartilhe
Desenvolvido por