Concurso, Educação

‘Enem dos concursos’ tem nova data; veja dicas financeiras para quem quer focar exclusivamente nos estudos

Especialistas consideram que os principais pontos para a preparação são guardar dinheiro, reduzir os gastos e fazer investimentos seguros.

O Ministério da Gestão divulgou nesta quinta-feira (23), a nova data para o ‘Enem dos Concursos’, nome pelo qual ficou conhecido o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), após o adiamento das provas por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. A nova data para a realização das provas é 18 de agosto.

Mais de 2,1 milhões de candidatos estão inscritos neste processo, que oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, em diferentes áreas de atuação.

Com o reaquecimento do mercado de concursos públicos, milhares de pessoas devem passar a se dedicar aos estudos para conseguir uma aprovação, tendo em vista a alta concorrência para essas vagas, segundo o professor e especialista em concursos públicos Mateus Andrade.

Neste contexto, uma das alternativas que se apresenta aos candidatos é parar de trabalhar e focar exclusivamente nos estudos. Essa é uma decisão, diz Andrade, que pode funcionar e trazer bons resultados. No entanto, a preparação para “largar tudo” deve começar no planejamento financeiro.

Veja, a seguir, dicas de como se organizar financeiramente para passar um período apenas estudando.

✍️ Entender o universo dos concursos

De acordo com o professor, antes de falar sobre dinheiro é necessário olhar com atenção para o próprio universo dos concursos públicos.

Andrade explica que os processos de um concurso são demorados e que todo esse tempo deve ser mapeado na hora de fazer as contas sobre quanto dinheiro guardar.

Além do tempo de estudos em si, que muitas vezes pode levar mais de um ano, também é preciso colocar no papel o período que vai da aprovação na prova até a convocação para o cargo, que envolve uma série de processos burocráticos para a homologação dos resultados.

Isso tudo pode levar meses e a reserva criada para “largar tudo” até passar em um concurso tem que abranger esse tempo.

💰 Guardar o máximo de dinheiro possível

Nessa mesma toada de ter em conta todo o período em que vai ficar parado até a convocação para o cargo, outra dica do especialista, que vai de encontro ao que diz o planejador financeiro da GT Capital, Rodrigo Azevedo, é guardar o máximo de dinheiro possível.

Para isso, Azevedo pontua que é importante começar a montar a reserva pelo menos um ano antes de parar de trabalhar para estudar.

Nesse tempo, além de continuar trabalhando para receber o salário, vale empreender um esforço, quando possível, para conseguir uma renda extra. Andrade pontua que vender itens que não farão tanta falta na rotina ou fazer trabalhos independentes (os famosos “bicos”) podem ser uma boa opção.

✂️ Reduzir os gastos

Aliada ao hábito de guardar dinheiro tem que estar a redução dos gastos, destacam os especialistas. E essa dica é válida tanto para o período de preparação, quando se está montando a reserva, quanto para o período de dedicação exclusiva aos estudos, quando realmente nenhum outro valor vai entrar no fim do mês.

Segundo Azevedo, com a redução dos gastos o que tem que sobrar são apenas as despesas essenciais e eventuais custos com a preparação para o concurso, como materiais de estudo, por exemplo.

🔒 Investir no que é seguro

Ainda durante o período de preparação para “largar tudo”, o planejador financeiro afirma que vale a pena escolher algum investimento seguro para alocar parte do dinheiro da reserva.

Ele explica que, sobretudo os títulos da renda fixa, protegem o patrimônio contra a inflação e garantem a manutenção do poder de compra, o que é essencial para um período em que não haverá outros ganhos.

Mas, além de prezar pela segurança do investimento, Azevedo também ressalta que é importante pesquisar e escolher um título que ofereça alta liquidez — ou seja, que tenha um período curto, de apenas um ou dois dias, para fazer o resgate do dinheiro.

  • G1.com

Compartilhe
Desenvolvido por
Logo conffi studio